Um cuidado contra desintoxicação: quebrando os 4 tipos mais populares

Um cuidado contra desintoxicação: quebrando os 4 tipos mais populares

Um cuidado contra desintoxicação: quebrando os 4 tipos mais populares

O que são detox?

Janeiro é um ótimo momento para dar passos positivos em direção a um estilo de vida mais saudável. Mas só porque algo alega ser um divisor de águas para a sua saúde, não significa que seja realmente bom para você.

Desintoxicações, às vezes chamadas de “limpas”, mantiveram sua popularidade como uma tendência de saúde durante anos. Os devotos afirmam que eles ajudam a livrar o corpo de toxinas e dar ao seu sistema digestivo uma pausa muito necessária. Os resultados pretendidos são sentir-se mais jovens, mais saudáveis ​​e mais energizados.

Um cuidado contra desintoxicação: quebrando os 4 tipos mais populares
Um cuidado contra desintoxicação: quebrando os 4 tipos mais populares

Desintoxicações geralmente se enquadram em um dos três guarda-chuvas:

  • Aqueles que substituem alimentos por líquidos
  • Aqueles que alegam apoiar o processo de desintoxicação natural do seu corpo
  • Aqueles que “limpam” o seu aparelho digestivo através do cólon

“Os desintoxicantes são anunciados como um meio de livrar o corpo do excesso de toxinas, restaurar a digestão e o sistema imunológico e reiniciar seu metabolismo”, diz Ashley Reaver, nutricionista e fundadora da My Weekly Eats em Oakland, Califórnia.

“Infelizmente, detox não cumprem qualquer uma dessas reivindicações”, diz ela.

A verdade é que não há provas de que essas destoxificações, limpezas ou reconfigurações podem realmente melhorar sua saúde – e porque algumas delas são tão restritivas, elas podem na verdade estar fazendo mais mal do que bem.

Ainda assim, você pode ter lido blogs e artigos que usam o jargão científico para tentar validar detox. Então, estamos aqui para desmascarar as detox mais comuns e populares.

1. Suco ou suco de limpeza

Essas limpezas somente líquidas, que são indiscutivelmente as mais populares, substituem os alimentos sólidos por uma seleção de sucos ou smoothies à base de frutas e vegetais. Normalmente, suco e smoothie limpam por último entre 3 e 21 dias – embora algumas pessoas durem muito mais tempo.

Há toneladas de empresas por aí que vendem esses tipos de limpeza. Você também pode comprar sucos e smoothies de uma loja especializada ou fazê-los em casa.

Beber sumos à base de frutas e vegetais – desde que sejam frescos – e os batidos podem ser certamente saudáveis. Estas bebidas são muitas vezes embaladas com nutrientes, especialmente se forem pesadas nos vegetais, e podem ser um ótimo complemento para a sua dieta.

Mas beber apenas sucos e smoothies e privar seu corpo de comida é onde essa desintoxicação se transforma em um território insalubre.

“Normalmente, as desintoxicações removem a maioria das proteínas e gorduras da dieta”, diz Reaver.

Não só a falta de proteína e gordura significa que você passará a sua desintoxicação inteira com fome, mas também pode levar a uma série de outros efeitos colaterais negativos.

“Essas desintoxicações podem levar a níveis baixos de açúcar no sangue, nebulosidade cerebral, diminuição da produtividade e fadiga”, acrescenta Reaver.

2. desintoxicação do fígado

Outra tendência quente no mundo da limpeza é o que é chamado de “desintoxicação do fígado”. O objetivo de uma desintoxicação do fígado é fornecer um impulso para o sistema desintoxicante do corpo, melhorando a função hepática.

Embora isso pareça uma ótima ideia – nunca é uma má ideia comer uma dieta que suporte a função saudável do fígado – você não precisa de uma “desintoxicação” formal para fazê-lo.

“Felizmente, o fígado está bem equipado para lidar com as toxinas às quais estamos mais expostos”, diz Reaver.

“Em vez de uma ‘desintoxicação’ […] as pessoas devem em comer uma dieta rica em frutas e vegetais crus e cozidos; inclui fibra solúvel como feijão, nozes e grãos; e limita a ingestão de álcool. Estes são os blocos de construção essenciais que permitirão que o seu fígado funcione em sua função máxima ”.

3. Restrição Alimentar

Outra forma de desintoxicação são aquelas que restringem certos alimentos ou grupos de alimentos como uma maneira de liberar o corpo de toxinas e melhorar a saúde geral.

Restringir ou eliminar certos alimentos em sua dieta pode ser útil sob certas circunstâncias e se você fizer do jeito certo.

“Algumas pessoas se beneficiam de uma limpeza porque remove grupos de alimentos que podem causar desconforto, como glúten ou laticínios”, diz Reaver.

A chave, no entanto, é ser estratégica em sua restrição.

“Em vez de eliminar a maioria dos alimentos, tente remover um tipo de comida por uma semana e veja se você se sente melhor”, explica Reaver.

“Então, adicione a comida de volta e monitore seus sintomas. Se o inchaço, o gás, o desconforto intestinal, a constipação ou a diarreia retornarem, talvez seja uma boa ideia remover esse grupo alimentar de sua dieta. ”

No entanto, eliminar muitos alimentos ou grupos de alimentos inteiros de uma só vez, como algumas limpezas de alimentos exigem que você faça, não apenas se sentirá excessivamente restritivo, mas também não lhe dará uma visão sobre quais alimentos estão impactando negativamente sua saúde.

4. Cólon purificado

A maioria das limpezas tenta se livrar das toxinas através de mudanças na dieta. Mas também há limpezas que tentam lavar o corpo do outro lado.

Tentar limpar o trato digestivo e livrar o corpo de toxinas, promovendo movimentos intestinais através de suplementos ou laxantes. A hidroterapia do cólon, também conhecida como cólon, remove os resíduos manualmente ao lavar o cólon com água.

De qualquer forma, essas limpezas funcionam para remover os resíduos acumulados – que, segundo eles, também eliminam toxinas e melhoram a saúde geral.

Mas não só o cólon é extremamente desagradável, mas também pode ser perigoso.

“Colon limpa e hidroterapia do cólon deve ser evitado a menos que seja feito sob a direção de um médico”, explica Reaver.

“Eles podem causar cólicas estomacais, diarreia e vômitos. Resultados mais graves podem incluir infecção bacteriana, intestinos perfurados e desequilíbrio eletrolítico que pode causar problemas renais e cardíacos. ”

Em vez disso, Reaver sugere consumir uma dieta rica em fibras solúveis e insolúveis para ajudar a limpar o lixo.

“Esses dois tipos de fibras efetivamente removerão detritos e partículas de alimento não digeridas do cólon que podem causar inchaço, excreção dolorosa e constipação”.

Por que os detox são desnecessárias e ineficazes

Em teoria, detox soam muito bem. Mas a verdade é que eles são completamente desnecessários.

“Desintoxicação não é a melhor maneira de melhorar sua saúde”, diz Reaver.

“O corpo na verdade tem um desintoxicante interno – o fígado. Sua principal função é processar “toxinas” e convertê-las em compostos não prejudiciais que o corpo pode utilizar ou remover.

Em outras palavras, seu fígado faz o trabalho pesado quando se trata de “limpar” seu corpo das toxinas em nosso ambiente.

Mas e os resultados? Certamente, os detox precisam ser entregues em algum nível – de outra forma, por que as pessoas os realizariam?

Sim, você pode ver alguns resultados positivos, especialmente quando se trata de perda de peso, quando você faz uma desintoxicação – pelo menos no início.

“Muitas pessoas julgam ‘sucesso’ pela escala”, diz Reaver.

“As pessoas provavelmente perderão peso com desintoxicação porque não estão comendo alimentos. o peso perdido é devido ao corpo que usa energia armazenada e, no processo, libera água. Uma vez que uma dieta regular é retomada, o ‘peso’ voltará quando a água for novamente retida ”.

Desintoxicações são desnecessárias, desagradáveis ​​e potencialmente perigosas

Em suma, detox são desnecessárias – e também são ineficazes.

Se você está preocupado em apoiar a sua saúde, há muito o que fazer que não precisa envolver limpezas. Lembre-se, perda de peso não deve ser seu único objetivo.

A saúde holística vem da felicidade, confiança e compreensão de si mesmo, do seu corpo e do que você precisa para viver sua melhor vida.

Outras opções para apoiar sua saúde incluem:

  • Beber muita água durante todo o dia
  • Comer uma dieta rica em fibras solúveis e insolúveis
  • Manter a ingestão de açúcar a um mínimo
  • Incorporando mais frutas e vegetais crus em sua dieta, o que pode ajudar a digestão
  • Evitando alimentos altamente processados
  • Fazendo tempo para descanso, recuperação e relaxamento
  • Pratique respiração profunda ou meditação

 

Fonte: Healthline

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