Sola Fina ou Grossa: Qual é o Melhor Tipo de Tênis para Correr?

Sola Fina ou Grossa: Qual é o Melhor Tipo de Sapato para Correr?

Sola Fina ou Grossa: Qual é o Melhor Tipo de Tênis para Correr?

Um novo estudo esclarece o grande debate sobre tênis de corrida.

Para corredores propensos a lesões há sempre a questão de qual tipo de calçado é mais seguro.

Alguns corredores acham que os sapatos são muito acolchoados e outros preferem os tradicionais sapatos de sola fina.

Um novo estudo publicado na Scientific Reports sugere que a utilização de calçados confortáveis ​​e altamente acolchoados, muitas vezes comercializados para evitar lesões, pode realmente aumentar a rigidez das pernas e levar a um maior impacto quando o pé bate no pavimento.

Sola Fina ou Grossa: Qual é o Melhor Tipo de Sapato para Correr?
Sola Fina ou Grossa: Qual é o Melhor Tipo de Sapato para Correr?

O que o estudo encontrou

O pequeno estudo analisou 12 homens saudáveis ​​- com idade média de 27 anos – que estavam acostumados a correr. Cada um deles tinha algum tipo de experiência correndo regularmente ou praticando esportes. Os homens receberam pares do sapato Hoka One One Conquest e o tênis Brooks Ghost 6 mais fino.

Uma análise 3-D foi feita nos homens enquanto eles corriam nas velocidades de corrida de 10 km / hora (6,2 milhas / hora) e 14,5 km / hora (9 milhas / hora).

Imagens de vídeo dos homens usando os sapatos mais acolchoados revelaram que eles dobraram menos os joelhos, batendo no chão com mais força do que com os sapatos menos acolchoados. Essa diferença foi mais notável nas velocidades mais rápidas.

O pesquisador-chefe Juha-Pekka Kulmala, PhD, escreveu em um e-mail à Healthline que ele e sua equipe esperavam ver cargas de impacto semelhantes quando se tratava de usar os dois tipos de calçados. O fato de que houve uma diferença notável foi um “resultado inesperado”.

“Sapatos altamente acolchoados e complacentes se comprimem sob o pé durante o contato com o solo da corrida quando três vezes a carga do peso corporal é colocada no membro inferior. A perna tende a compensar isso para manter um movimento de pulo preferido e, portanto, se torna mais rígido e comprime menos ”, escreveu Kulmala. “Isso normalmente resulta em impactos semelhantes em diferentes propriedades de amortecimento. No entanto, parece que os sapatos muito amortecidos aumentam os impactos. ”

O que isso significa para corredores

Você deve estar preocupado se você acabou de comprar tênis de corrida almofadados?

O Dr. Michael J. Joyner, fisiologista e anestesista da Mayo Clinic, diz “não tão rápido”.

Ele explicou que, de vez em quando, estudos como esse surgirão, examinando se um tipo de sapato pode ou não levar a mais lesões do que outro ao correr. Joyner disse que, de acordo com sua experiência, “não há provas concretas de que um tipo de sapato em detrimento de outro reduz a chance de lesão”.

“Esse tipo de debate entra e sai. Lembro-me dos velhos LDVs da Nike, que fazem com que os atuais calçados de tamanho máximo pareçam os escoteiros. Eles eram como botas de lua nos anos 70 e início dos anos 80, disse Joyner à Healthline. “Esse tipo de coisa é mais sobre o que está dentro e fora de moda, e não há muitas evidências por aí. Meu melhor conselho para alguém à procura de tênis de corrida seria ir e experimentar alguns sapatos e encontrar o que é mais confortável para eles. ”

Joyner disse que muitas pesquisas nessa questão mudam de menos preenchimento para mais preenchimento e vice-versa, dependendo de qual ideia está mais no mainstream na época.

Ele disse que a ênfase em menos preenchimento, por exemplo, vem de “argumentos bio plausíveis” feitos por alguns que correr descalço, sem tênis, é o melhor para o seu corpo e como suas pernas foram projetadas pela natureza para lidar com o impacto da corrida.

“Agora há esse movimento para ter mais preenchimento com esses sapatos ultra-maximalistas, mas, novamente, algumas pessoas gostam deles, outros não, e você realmente tem que descobrir o que funciona bem”, acrescentou. “Em geral, o sistema neuromuscular se adapta a diferentes tipos de calçados, o impacto sobre os tendões e ligamentos, com base nos sapatos que você está usando, pode não ser tão importante.”

De sua parte, Kulmala disse que a maioria das pessoas corre com um padrão de impacto no calcanhar e “precisa de uma certa quantidade de amortecimento”.

“Muita ou pouca almofada leva a impactos maiores”, escreveu ele.

“Há alguns anos, sugeriu-se que as pessoas corressem com uma sapatilha minimalista e usassem um padrão de impacto para evitar as forças de impacto. No entanto, o ataque do ante pé é muito exigente para a maioria das pessoas, porque exige muito mais geração de força dos músculos da panturrilha quando comparado com a corrida com um padrão de golpe de calcanhar ”, escreveu Kulmala. “Um perigo com sapatos minimalistas é que quando um corredor fica cansado, ele ou ela começa a greve de calcanhar, e então impactos muito altos ocorrem sem qualquer almofada.”

Joyner disse que no final do dia os pés de todos são diferentes.

“Eu consegui meu primeiro par de tênis de corrida aos 16 ou 17 anos em 1975 – Tiger Montreals. Eles eram muito melhores que os tênis de basquete que eu estava correndo ”, ele disse. “Com o tempo, os materiais mudam nos sapatos, mas não tenho certeza se muitos ajustes na tecnologia de calçados ao longo do tempo realmente fizeram alguma diferença ou diferença nas taxas de lesões”.

Qual é o próximo

Kulmala disse que, em seguida, ele estaria interessado em conduzir um estudo sobre lesões com os dois tipos de sapatos, enquanto mede a “biomecânica” – coisas como força de impacto e rigidez das pernas – de cada pessoa antes do início do teste. Ele disse que a maioria dos estudos sobre lesões causadas por acidentes visam apenas as taxas de lesões entre diferentes tipos de calçados “sem qualquer informação sobre dados biomecânicos”. Esses estudos não encontraram diferenças claras nas taxas de lesões, como sugeriu Joyner, mas Kulmala acrescentou que examinar Essas diferenças fisiológicas em pessoas que poderiam revelar riscos de lesão em execução seriam importantes para serem examinadas em estudos futuros.

Se as pessoas estão tendo dificuldades em permanecer livres de lesões, Joyner sugeriu que a maneira como escolhemos o que colocar em nossos pés pode ser mais culpada do que o próprio design do sapato.

“Acho que um dos desafios é que, simplesmente, as pessoas costumavam ir às lojas esportivas e experimentar sapatos. Agora, eles estão comprando on-line para economizar dinheiro, comprar o que parece bom, comprar o que ouvem é bom, o que tudo faz sentido, mas eles não necessariamente experimentaram uma variedade de sapatos pessoalmente para ver o que faz sentido seus corpos ”, acrescentou ele.

Para lembrar

Um novo estudo testou tênis de corrida com solas finas e acolchoadas em 12 homens que correram a velocidades mais rápidas e mais lentas. Descobriu-se que os calçados mais acolchoados pareciam resultar em maior carga de impacto quando o pé do usuário bateu no chão, levando a um maior risco de lesão, como uma fratura por estresse.

Sapatilhas mínimas são melhores? Alguns profissionais médicos se voltam céticos para esses tipos de estudos e sugerem que não há muitas evidências concretas de que um tipo de calçado é mais perigoso do que outro. Pode ser mais importante experimentar o que é melhor para você, de acordo com o Dr. Michael J. Joyner da Mayo Clinic.

 

 

Fonte: Healthline

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