Relaxar em uma sauna pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco

Relaxar em uma sauna pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco

Relaxar em uma sauna pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco

Passar tempo em uma sauna seca não é apenas ótimo, também pode ser bom para o coração.

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia descobriu que os indivíduos obtêm grandes benefícios para a saúde dos banhos de sauna, independentemente do sexo.

Estudos anteriores haviam analisado os benefícios em apenas homens.

“Nós encontramos redução de risco para eventos cardiovasculares em homens e mulheres”, disse Tanjaniina Laukkanen, MSc, primeiro autor do estudo, “Nós não temos essa informação antes.”

Laukkanen e sua equipe publicaram os resultados de seu estudo na revista BMC Medicine.

Relaxar em uma sauna pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco
Relaxar em uma sauna pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco

O que o estudo encontrou

Os pesquisadores descobriram que os banhos de sauna freqüente foram associados com risco reduzido de eventos cardiovasculares fatais (DCV) (como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral) e mortalidade por todas as causas. No entanto, ainda não está claro por que as saunas estão associadas a esses benefícios para a saúde.

Pesquisadores utilizaram um estudo prévio de doença cardíaca baseado na população na Finlândia, o Estudo da Doença Cardíaca Isquêmica de Kuopio (KIHD) como base para o seu trabalho. Usando o estudo KIHD, eles analisaram a ocorrência de incidentes de doença cardiovascular entre uma coorte de 1.688 participantes, homens e mulheres, entre as idades de 53 e 74 anos.

Os membros do grupo foram examinados inicialmente entre 1998 e 2001, com visitas de acompanhamento regulares desde então.

Os participantes foram solicitados a relatar seus hábitos de banho de sauna, incluindo com que frequência (vezes por semana), a duração de cada sauna e a temperatura da sala de sauna. Dependendo da frequência da sauna, os pesquisadores dividiram os participantes em um dos três grupos: uma vez por semana, duas a três vezes por semana e quatro a sete vezes por semana.

Um total de 181 eventos fatais de DCV ocorreram durante os cerca de 15 anos de acompanhamento – e os indivíduos mais frequentes usaram saunas, e menos provável que eles morressem.

O menor risco de mortalidade relacionada a DCV foi no grupo que usou saunas quatro a sete vezes por semana. O grupo que tomou apenas um banho de sauna por semana teve cerca de quatro vezes mais mortes do que os usuários freqüentes.

Aqueles que também tendem a ter saunas mais longas (45 minutos ou mais por sessão, em comparação com 15 minutos ou menos) também apresentaram melhores resultados em termos de mortalidade relacionada à DCV.

“Sabemos que o calor (de banheiras de hidromassagem, sauna a vapor, ou até mesmo climas quentes) tem benefícios terapêuticos no que diz respeito à redução da pressão arterial”, disse a Dra. Cindy Grines, diretora de cardiologia da Zucker School of Medicine em Hofstra / Northwell, New Iorque.

“A terapia de calor é conhecida por ser benéfica para muitos sistemas diferentes dentro de nossos corpos. De fato, o motivo pelo qual se desenvolve febre é que o calor permite que o corpo lute melhor contra a infecção ”, disse Grines, que não era afiliado com o estudo.

Além disso, o estudo oferece alguns desafios para um público americano. Na Finlândia, o banho de sauna é uma atividade amplamente utilizada e culturalmente significativa. A nação do norte da Europa teria tantas saunas quanto os aparelhos de televisão – cerca de 3,3 milhões deles em uma nação de apenas 5,5 milhões.

Nos Estados Unidos, você pode encontrar uma sauna seca em um ginásio ou day spa, mas eles certamente não são um dispositivo comum para a maioria das famílias.

“O maior benefício foi observado em indivíduos que tomaram saunas muito freqüentes (quatro a sete por semana), uma freqüência que os americanos não são susceptíveis de alcançar”, disse Grines.

Ficar a salvo no calor

Também nos Estados Unidos, ao entrar em uma sauna, é provável que você veja um aviso para pessoas com problemas cardíacos. As saunas são geralmente seguras, mas os indivíduos que tiveram um ataque cardíaco prévio ou outra doença cardiovascular devem discutir o banho de sauna com seu médico.

Ao contrário dessas advertências nos Estados Unidos, como esta e as pesquisas anteriores sugerem , as saunas são realmente benéficas para muitos indivíduos com problemas cardíacos.

Para sua segurança, tenha em mente as seguintes recomendações ao usar uma sauna:

  1. Não beba álcool antes ou durante o uso.
  2. Certifique-se de manter-se hidratado e levar água consigo.
  3. O calor de uma sauna pode reduzir a pressão arterial, causando tontura, especialmente ao se levantar. Sempre levante-se devagar e fique atento ao seu entorno.

Além dessas ressalvas, o banho de sauna pode ser uma ótima maneira de relaxar e fazer algo pelo seu coração ao mesmo tempo. E se você não tem certeza de como incorporar uma rotina de sauna em seu estilo de vida, Laukkanen oferece algumas idéias:

“Banho de sauna é ótimo hábito relaxante após o exercício. Basta fazer sauna no entanto, se sente bem e agradável ”, disse Laukkanen. “Beba bastante água e, se possível, levante as pernas durante a sauna – isso ajuda o fluxo sanguíneo para o cérebro. Um curto tempo de sauna primeiro. Resfrie em temperatura ambiente e evite mudanças extremas de temperatura. ”

Para lembrar

Um novo estudo de pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia descobriu que os indivíduos obtêm grandes benefícios para a saúde dos banhos de sauna, independentemente do sexo.

Nos Estados Unidos, as saunas são muito menos comuns do que nos países nórdicos, mas especialistas afirmam que ainda podem oferecer benefícios para a saúde.

Embora as saunas dos EUA tenham publicado avisos para pessoas com problemas cardíacos, como esta e a pesquisa anterior sugerem , as saunas são realmente benéficas para muitos indivíduos com problemas cardíacos.

 

 

Fonte: Healthline

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