O café aumenta sua pressão arterial?

O café aumenta sua pressão arterial?

O café aumenta sua pressão arterial?

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. De fato, pessoas em todo o mundo consomem cerca de 19 bilhões de libras (8,6 bilhões de quilos) por ano.

Se você é um bebedor de café, provavelmente conhece bem o “burburinho do café” que chega pouco depois dos primeiros goles. Até mesmo o aroma sozinho pode começar a animar você.

No entanto, tem havido algum debate sobre se o consumo regular de café é realmente bom para você – especialmente seu impacto na pressão arterial e na saúde do coração.

Este artigo informa se o café afeta sua pressão arterial – e se você deve considerar a possibilidade de retornar sua correção diária.

O café aumenta sua pressão arterial?
O café aumenta sua pressão arterial?

Pode aumentar a pressão arterial temporariamente

A ciência sugere que os efeitos fisiológicos do café podem se estender além de uma pequena dose. Pesquisas indicam que pode aumentar a pressão arterial por um curto período após o consumo.

Uma revisão de 34 estudos mostrou que 200 a 300 mg de cafeína do café – aproximadamente a quantidade que você consumiria em 1,5 a 2 xícaras – resultou em um aumento médio de 8 mmHg e 6 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente.

Este efeito foi observado por até três horas após o consumo, e os resultados foram semelhantes em pessoas com pressão arterial normal no início do estudo e aqueles com pressão arterial elevada pré-existente.

Curiosamente, o consumo regular de café não está associado ao mesmo impacto na pressão arterial – o que pode ser devido à tolerância à cafeína que se desenvolve quando você costuma beber.

Com base nesses dados, pode ocorrer um pequeno a moderado aumento na pressão arterial depois de beber uma xícara de café – especialmente se você a bebe com pouca frequência.

Efeitos potenciais a longo prazo

Embora o café possa aumentar sua pressão sanguínea temporariamente logo após a ingestão, esse efeito não parece se estender muito além do curto prazo.

Para pessoas com pressão alta, pesquisas atuais sugerem que é improvável que o consumo diário de café tenha um impacto significativo na pressão arterial ou no risco geral de doença cardíaca.

Na verdade, o café pode proporcionar alguns benefícios para a saúde.

Para pessoas saudáveis, a pesquisa indica que a ingestão diária de 3 a 5 xícaras de café está associada a uma redução de 15% no risco de doenças cardíacas e a um menor risco de morte prematura.

O café contém vários compostos bioativos que são conhecidos por terem fortes efeitos antioxidantes e podem reduzir o estresse oxidativo em seu corpo.

Alguns pesquisadores teorizam que os benefícios para a saúde do café podem superar os possíveis efeitos negativos que a cafeína pode ter sobre aqueles que a bebem regularmente.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para entender melhor como o café afeta a saúde humana a longo prazo. Por enquanto, parece ser perfeitamente seguro e pode até ser um hábito útil de se ter.

Você deve evitar café se tiver pressão alta?

Para a maioria das pessoas, é improvável que o consumo moderado de café tenha um efeito significativo sobre a pressão arterial ou risco de doença cardíaca – mesmo que você tenha sido previamente diagnosticado com pressão alta.

Na verdade, o oposto pode ser verdade.

Alguns dos compostos bioativos presentes no café podem oferecer benefícios à saúde, incluindo redução do estresse oxidativo e inflamação.

Naturalmente, a exposição excessiva à cafeína é desaconselhada, especialmente se você já tem pressão alta.

Se você já não bebe café regularmente, espere até que a pressão esteja sob controle antes de adicionar essa bebida à sua rotina, pois ela pode aumentar a pressão arterial em curto prazo.

Tenha em mente que comer ou beber muito de qualquer coisa pode levar a efeitos negativos na saúde – o café não é exceção. É sempre importante manter o equilíbrio em seu estilo de vida e hábitos alimentares.

Atividade física regular emparelhada com uma dieta rica em frutas, vegetais, proteína magra e grãos integrais permanecem entre algumas das melhores maneiras de promover uma pressão sanguínea saudável e a saúde do coração.

Concentrar-se nesses tipos de comportamentos saudáveis ​​é, provavelmente, um melhor aproveitamento de sua energia do que estar excessivamente preocupado com a ingestão de café.

 

 

Fonte: Healthline

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