Estresse afetando seu intestino? Essas 4 dicas podem ajudar

Estresse afetando seu intestino? Essas 4 dicas podem ajudar

Estresse afetando seu intestino? Essas 4 dicas podem ajudar

Quando foi a última vez que você se registrou, particularmente quando se trata de seus níveis de estresse?

Não importa o estressor, é importante considerar o impacto do estresse na sua saúde e bem-estar. Afinal de contas, muito estresse pode causar danos mentais e físicos em seu corpo – isso inclui causar estragos em seu intestino e digestão.

O estresse que afeta o seu intestino depende do tempo que você está passando por estresse:

  • O estresse de curto prazo pode fazer com que você perca o apetite e a digestão diminua a velocidade.
  • O estresse a longo prazo pode desencadear problemas gastrointestinais (GI), como constipação, diarreia, indigestão ou dor de estômago.
  • O estresse crônico durante longos períodos de tempo pode levar a problemas mais sérios, como a síndrome do intestino irritável e outros distúrbios gastrointestinais.

Uma das chaves para uma melhor digestão é o gerenciamento regular do estresse. Reduzir o estresse pode diminuir a inflamação no intestino, aliviar o desconforto gastrointestinal e mantê-lo nutrido, já que seu corpo pode se concentrar em absorver os nutrientes que você precisa.

Estresse afetando seu intestino? Essas 4 dicas podem ajudar
Estresse afetando seu intestino? Essas 4 dicas podem ajudar

Se você perceber que seus níveis de estresse estão afetando sua digestão, abaixo, você encontrará quatro dicas para ajudar a melhorar seu intestino.

Praticar yoga

Para impulsionar e apoiar a digestão, certifique-se de que você está realizando atividade física suficiente em uma base consistente, como caminhar e correr.

Exercícios como Hatha ou Iyengar Yoga, que se concentram no alinhamento e na postura, também podem aliviar os sintomas gastrointestinais e melhorar os resultados do estresse.

Tente meditação consciente

A pesquisa científica também sugere que uma prática de meditação consciente, na qual você desenvolve uma consciência aumentada de sua vida diária, pode ajudar.

Meditação junto com técnicas de respiração profunda pode diminuir a inflamação, um marcador de estresse no corpo. Por sua vez, isso pode aliviar um sistema digestivo sobrecarregado.

Antes da próxima refeição, tente sentar-se imediatamente longe das distrações e faça 2 a 4 ciclos de respiração profunda. Inspirando por 4 contagens, aguentando 4 e exalando por 4 contagens.

Faça isso toda vez que você se sentar para desfrutar de uma refeição para ajudar seu corpo a relaxar e se preparar para a digestão (ou seja, o modo de descanso e digestão).

Coma pré-bióticos e probióticos

Quando se trata de sua dieta, procure por alimentos que promovam boas bactérias intestinais, como pré-bióticos e probióticos.

Frutas e vegetais com inulina, como espargos, banana, alho e cebola, contêm pré-bióticos. Alimentos fermentados, como kefir, kimchi, kombucha, natto, chucrute, tempeh e iogurte, todos contêm probióticos.

Pré-bióticos e probióticos podem alterar a composição bacteriana no microbioma intestinal e criar o ambiente ideal para que mais bactérias boas floresçam e apóiem ​​a digestão.

Chute o hábito de fumar

Se você chegar a um cigarro quando os níveis de estresse estão aumentando, é hora de repensar essa técnica de enfrentamento.

Doenças cardíacas e doenças respiratórias são mais comumente associadas ao tabagismo, mas a pesquisa também mostra que o mau hábito pode afetar seu sistema digestivo também.

Fumar pode aumentar o risco de desenvolver úlceras pépticas, doenças gastrointestinais e cânceres relacionados. Se você fuma, considere fazer um plano e consultar o seu médico ou profissional de saúde para ajudá-lo a reduzir ou deixar de fumar completamente.

 

Fonte: Healthline

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