Correr ou levantar peso? Um desses exercícios pode te tornar mais inteligente

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O que deixa você mais inteligente: correr ou levantar peso? Se você diria que nenhum dos dois, se enganou. Novas evidências sugerem que o exercício aeróbio moderado, ou seja, a corrida, ajuda a aumentar a produção das células cerebrais novas, enquanto o treinamento de força (levantamento de peso) não é saudável para o cérebro – é como se você tivesse permanecido sentado no sofá.

Atividade aeróbica faz bem para o cérebro

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, deram a ratos três programas de exercícios diferentes – corrida, levantamento de peso e treinamento intervalado de alta intensidade – para ver quais tipos de exercícios são melhores para o cérebro.

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A pesquisadora Miriam Nokia, que conduziu o estudo, diria que os regimes de treinamento são muito próximos do que os seres humanos costumam fazer. Os ratos que fizeram treinamento de resistência, por exemplo, correram em uma esteira três vezes por semana durante meia hora. A versão do levantamento de peso do rato era um pouco diferente – pequenos pesos eram amarrados às caudas dos ratos enquanto eles subiam uma escada – mas, como seres humanos que levantam peso, os ratos eram visivelmente adaptados após oito semanas de treino.

Os levantadores de peso não mostraram sinais de neurogênese, ou seja, da produção de novas células cerebrais. Porém, no final do estudo, os ratos que correram em na esteira tiveram significativamente mais novas células cerebrais do que aqueles que levantaram peso ou foram sedentários. Eles também se saíram muito melhor do que aqueles que fizeram treinamento de alta intensidade repetido por 20 minutos.

“O treinamento de alta intensidade é o tipo mais estressante de exercício e que traz efeitos sobre a neurogênese do hipocampo adulto”, disse Nokia. O estresse é geralmente reconhecido por diminuir a neurogênese do adulto.

Nada disso prova que o mesmo aconteceria nos seres humanos. Mas um estudo de 2014 com mulheres idosas sugeriu algo semelhante: o exercício aeróbio fez a parte do cérebro responsável pela memória aumentar, enquanto o levantamento de peso não teve qualquer efeito.

 

Fonte: Vix

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