Como o estresse pode encolher seu cérebro e 6 maneiras de impedir que isso aconteça

Como o estresse pode encolher seu cérebro e 6 maneiras de impedir que isso aconteça

Como o estresse pode encolher seu cérebro e 6 maneiras de impedir que isso aconteça

A exposição prolongada ao estresse pode prejudicar seu corpo e seu cérebro. Ajude a manter o tamanho do cérebro e a função à medida que envelhece com essas dicas.

“O que não mata te faz mais forte”, diz a frase. E de alguma forma, todos nós realmente acreditamos nisso.

Nós humilhamos o fato de que estamos estressados ​​com o trabalho, nossas famílias, nossas finanças, e quão difícil e demorado é vasculhar tudo em nossas vastas e diárias listas de tarefas.

Estamos super estressados ​​sobre política, desastres naturais, mudanças climáticas – até mesmo quem vencerá o Super Bowl.

O estresse pode ser uma parte inevitável da vida, mas quando você fica estressado, não é um distintivo de honra.

Pense na última situação estressante prolongada em que você estava. Não algo que durou uma hora ou duas, como um canal radicular no consultório do dentista, mas que durou semanas, meses ou até anos: um trabalho de alta intensidade com um chefe implacável. por exemplo, ou cuidar de um pai doente.

Como o estresse pode encolher seu cérebro e 6 maneiras de impedir que isso aconteça
Como o estresse pode encolher seu cérebro e 6 maneiras de impedir que isso aconteça

Durante esse tempo, você acabou achando mais difícil tomar decisões simples, lembrar a palavra certa para algo ou apenas lembrar onde guardou as chaves do seu carro?

Na época, poderia parecer que o universo estava conspirando contra você. Mas há uma razão científica para o que é mais provável que aconteça: o estresse tem a capacidade de encolher fisicamente seu cérebro.

Mais estresse é igual a menos massa cinzenta

Quando você fica estressado, seu corpo libera cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Em rajadas limitadas, isso não é uma coisa ruim. O cortisol tem o poder de diminuir a pressão arterial, controlar o açúcar no sangue e reduzir a inflamação no corpo.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, até descobriram que, quando ratos de laboratório eram expostos a breves eventos estressantes (“breves” sendo a palavra-chave), células-tronco em seus cérebros, na verdade, desabrochavam em novas células nervosas. Como resultado, o desempenho mental dos ratos melhorou.

Mas o estresse crônico – isto é, a exposição repetida e prolongada a algo estressante, como o trabalho exigente ou o pai gravemente doente mencionado acima – não oferece os mesmos benefícios.

Durante longos períodos de tempo, os níveis elevados de cortisol podem levar você mais longe no caminho para a obesidade, doenças cardíacas, depressão, pressão alta e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis.

Há provas de que isso afeta também a sua massa cinzenta.

“Altos níveis de cortisol são secretados devido a danos causados ​​pelo estresse e reduzem o volume do cérebro”, disse Janette Nesheiwat, uma médica certificada pela família e de emergência em Nova York. “Podemos ver isso em exames do cérebro”.

As áreas afetadas são o hipocampo, que desempenha um papel central na aprendizagem e na memória, e o córtex pré-frontal, que regula pensamentos, emoções e ações “conversando” com outras regiões cerebrais.

Em um estudo recente publicado online na revista Neurology, os pesquisadores verificaram os níveis de cortisol no sangue de 2.231 pessoas saudáveis ​​de meia-idade. Eles também avaliaram suas habilidades de memória e pensamento e tiraram fotos de seus cérebros.

O que eles descobriram foi que os participantes – particularmente as mulheres – que tinham altos níveis de cortisol no sangue, pioravam nos testes de memória e cognitivos. Com o tempo, eles também pareciam perder o volume do cérebro.

“Volumes ligeiramente mais baixos e desempenho de memória da magnitude observada neste estudo estão associados a um risco maior de demência 10 a 20 anos depois”, disse o Dr. Sudha Seshadri, um dos autores do estudo e diretor do Instituto Glenn Biggs para a doença de Alzheimer. e doenças neurodegenerativas na UT Health San Antonio.

A Dra. Monica Starkman, psiquiatra do corpo docente da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, observou um fenômeno similar de “encolhimento” em pacientes com doença de Cushing ativa. É uma condição rara na qual o excesso de cortisol é produzido no corpo.

“Quando usamos uma ressonância magnética para examinar seus cérebros, descobrimos que, de fato, o hipocampo foi reduzido em tamanho em comparação com as normas para seres humanos”, disse Starkman. “O hipocampo é importante para o aprendizado e descobrimos que os escores de aprendizagem estavam associados ao volume do hipocampo”.

Então, se esses resultados do estudo servirem como um alerta de que o nosso estilo de vida estressante, “Eu vou dormir quando morrer”, pode não valer a pena os custos a longo prazo?

Sim, diz Seshadri, acrescentando que isso inclui a si mesma.

No entanto, antes de enfatizar o encolhimento do seu cérebro, lembre-se de que não está claro se essa alteração é permanente.

Quando os pacientes de Starkman foram estudados um ano após o tratamento para a doença de Cushing (que geralmente consiste em cirurgia hipofisária), os níveis de cortisol diminuíram e o volume do hipocampo aumentou.

“Suas pontuações no aprendizado aumentaram também”, disse Starkman.

Também sabemos que o desempenho da memória de uma pessoa pode melhorar, aponta Seshadri. “Reduzir o estresse também pode ajudar, mas a única maneira de ter certeza é através de ensaios clínicos, e estes ainda não foram feitos”, disse ela.

Como se manter à frente do seu estresse

Por enquanto, sua melhor aposta é simplesmente proteger seu cérebro do estresse da melhor maneira possível. Para fazer isso, ajuda saber o que o estresse parece e sente.

Geralmente, associamos estresse a irritabilidade ou lágrimas, mas nem sempre é tão óbvio.

“Os sinais cognitivos de estresse podem incluir perda de memória, dificuldade para pensar, concentrar-se e tomar decisões”, disse Nesheiwat.

O estresse pode se manifestar como sintomas físicos também. Por exemplo, você pode sentir fadiga, perda de peso, dores de cabeça, problemas digestivos, dores no corpo e dor nas articulações.

Reconhece algum sinal? Se assim for, pode ajudar a começar a trabalhar com essas dicas.

1. Vá em frente

Mesmo uma rápida caminhada de 10 minutos pode ajudá-lo a se sentir melhor equipado para lidar com tudo o que está por vir.

“O exercício secreta endorfinas, os hormônios que melhoram o nosso pensamento, concentração e humor”, disse Nesheiwat.

Algumas pessoas acham que os exercícios regulares aliviam sua ansiedade tanto quanto a medicação. Melhor ainda: há evidências de que o exercício aeróbico regular pode ajudar a manter o tamanho do cérebro e funcionar à medida que você envelhece.

2. Não subestime o poder do sono

“Nosso corpo cura e regenera quando descansamos”, disse Nesheiwat.

Além disso, se você não conseguir fechar o olho o suficiente, seu corpo aumentará a produção de hormônios do estresse. Apontar de sete a nove horas de sono a cada noite.

3. Coma bem

“O que comemos abastece nosso sistema”, disse Nesheiwat.

Opte por grãos integrais, frutas e legumes, que contêm carboidratos complexos que aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a nivelar seu humor.

Não se esqueça de obter vitamina C. Embora um copo de suco de laranja pareça uma sugestão aleatória, Nesheiwat explica que “a vitamina C pode reduzir o cortisol”.

4. Cuide da sua saúde

O estresse às vezes é devido ao que não está acontecendo ao seu redor, mas a estressores internos, como depressão ou diabetes.

“Faça uma avaliação médica completa”, disse o Dr. Santosh Kesari, neurologista, neuro-oncologista, neurocientista e professor do departamento de neurociências translacionais e neuroterapêutica do John Wayne Cancer Institute no Centro de Saúde de Providence Saint John, em Santa Monica. Califórnia.

5. Estenda a mão para os amigos

Quando você se socializa e se sente apoiado, seu corpo produz mais ocitocina. Este hormônio “sentir-se bem” reduz a ansiedade e gera uma sensação de calma. Ele também tem o poder de reduzir os níveis de cortisol.

6. Dê uma pausa ao seu cérebro

Os exercícios de atenção plena, como yoga, relaxamento e meditação, não evaporarão magicamente seu estresse, mas podem ajudá-lo a administrá-lo melhor.

Ou pelo menos ajudá-lo a se sentir como você pode, o que, claro, é metade da batalha

 

Fonte: Healthline

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