Como lidar com sentimentos ruins

Como lidar com sentimentos ruins

Como lidar com sentimentos ruins

Se você se sentir culpado por sua depressão, ansiedade ou outra emoção, este artigo é para você.

Você provavelmente pode se lembrar de uma época em que experimentou uma meta-emoção ou uma emoção que ocorreu em resposta a outra emoção. Talvez você tenha chorado enquanto assistia a um filme com amigos, depois se sentiu envergonhado por sentir-se triste. Ou talvez, quando você era criança, você se sentisse feliz por seu irmão ter sido repreendido, então se sentiu culpado por sentir-se feliz.

A maioria das pessoas está familiarizada com meta-emoções, mas muito pouco se sabe sobre elas. Assim, nossa equipe no Laboratório de Emoção e Saúde Mental da Universidade de Washington em St. Louis projetou um estudo para explorar as experiências meta-emocionais das pessoas em suas vidas diárias. Nossa esperança era que a compreensão de meta-emoções pudesse, em última instância, ajudar as pessoas a se tornarem melhores em responder a elas de uma maneira que melhorasse o bem-estar.

Como lidar com sentimentos ruins
Como lidar com sentimentos ruins

Recrutamos 79 adultos entre 20 e 71 anos da comunidade de St. Louis para preencher pesquisas, incluindo perguntas sobre quaisquer sentimentos recentes de depressão. Nós também fornecemos a eles uma descrição e exemplos de meta-emoções para ter certeza de que eles entendiam o conceito. Na semana seguinte, até oito vezes por dia, esses adultos recebiam um ping (em seus smartphones ou dispositivos que fornecíamos) para responder a perguntas sobre o quanto estavam prestando atenção às emoções e quais (se eram) emoções que estavam sentindo sobre outras emoções.

Descobrimos que as meta-emoções são um tanto comuns: mais da metade dos adultos em nosso estudo relataram ter tido meta-emoções pelo menos uma vez durante a semana de pesquisas.

Meta-emoções podem ser classificadas em quatro tipos: negativo-negativo (por exemplo, sentir-se constrangido por sentir-se triste), negativo-positivo (por exemplo, sentir-se culpado por sentir-se feliz), positivo-positivo (por exemplo, sentir-se aliviado) positivo-negativo (por exemplo, sentir-se satisfeito por sentir raiva). Em nosso estudo, meta-emoções negativas foram o tipo mais comum. Isso indica que muitas pessoas ficam chateadas, nervosas ou irritadas com suas próprias emoções negativas, em particular.

Descobrimos que as pessoas que tiveram meta-emoções negativo-negativas mais frequentes também experimentaram maiores sentimentos de depressão. (Os sentimentos de depressão não estavam associados a nenhum dos outros tipos de meta-emoções.) De fato, pesquisas anteriores também ligaram meta-emoções negativas a sentimentos de depressão; no entanto, não distinguiu entre os dois tipos diferentes de meta-emoções negativas. Nossos achados ampliam a literatura mostrando que meta-emoções negativas- negativas podem ser particularmente problemáticas.

É importante notar que experimentar meta-emoções negativo-negativo não significa que você tenha ou venha a desenvolver depressão. O oposto poderia ser verdade – sentimentos de depressão poderiam levar a meta-emoções negativas ou negativas – ou alguma outra causa poderia levar a ambos. Pesquisas futuras são necessárias para determinar o que realmente está ocorrendo.

As pessoas em nosso estudo eram mais propensas a relatar meta-emoções durante os momentos em que estavam prestando mais atenção às suas emoções em geral. Isso faz sentido, pois estar atento às nossas emoções pode levar a mais julgamentos e sentimentos sobre elas. Também poderia ser o caso de que as meta-emoções atraiam nossa atenção, levando-nos a nos conscientizar das camadas de sentimentos de uma só vez.

Meta-emoções são mais comuns para certas pessoas? Descobrimos que o sexo, a idade e a raça / etnia das pessoas não previam a frequência com que eles as vivenciavam. Na verdade, os pesquisadores não sabem por que certas pessoas experimentam meta-emoções diferentemente das outras, mas algumas pensam que isso tem a ver com a forma como somos criados. Por exemplo, se você foi criado por pais que lhe ensinaram que as emoções são um sinal de fraqueza, você pode se sentir mais negativo em relação às suas emoções em geral.

Lidando com sentimentos

Dado que meta-emoções negativas e negativas são às vezes parte da vida diária, qual é a melhor maneira de responder a elas?

Primeiro, é importante saber quais emoções você está sentindo antes de começar a mudar suas reações a essas emoções. A Terapia Comportamental Dialética (TCD), que é frequentemente usada para ajudar pessoas a lidar com emoções difíceis, encoraja você a rotular suas emoções com palavras. (O que exatamente é esse sentimento “ruim” que você está tendo? É tristeza? Solidão? Desesperança? Medo?) DBT também ensina a explorar como você está experimentando essas emoções em sua mente e corpo. (Seu coração está batendo rapidamente? Você sente pressão em seu peito? Você está tendo vontade de sair da situação?)

Também ajuda a apreciar suas emoções negativas e o trabalho que elas fazem por você. Se seus ancestrais nunca tivessem se assustado quando viram cobras venenosas, talvez você nunca tenha nascido! Se você não ficou zangado quando tratado injustamente, pode não estar motivado para fazer as mudanças necessárias em sua situação. Suas emoções negativas são sinais importantes que o alertam quando algo não está correto em seu ambiente. Eles também podem servir como sinais para os outros que você precisa de ajuda ou suporte. Quando você está se sentindo ansioso, por exemplo, um amigo pode notar a tensão muscular em seu rosto ou uma mudança em sua voz e perguntar o que está errado.

Em particular, emoções negativas sobre emoções negativas refletem que você está fazendo um julgamento ou uma avaliação dessas emoções negativas iniciais. Eles podem levá-lo a buscar uma maior compreensão de suas experiências emocionais e dos contextos nos quais elas ocorrem. Por exemplo, se você se sentir culpado por sentir raiva de seu cônjuge, essa culpa pode encorajá-lo a explorar o que o deixou irritado e se essa raiva é justificada.

Você pode então escolher como responder a essas emoções, com base em quão útil você acha que as emoções são em um determinado contexto. Se, no exemplo acima, sua culpa o levou a perceber que a raiva contra o seu cônjuge era injustificada, poderia fazer sentido tentar resolver o conflito com eles. Em outras ocasiões, pode não fazer sentido ou talvez não seja possível tentar mudar uma situação com base na meta-emoção. Por exemplo, quando as pessoas sofrem de depressão clínica, muitas vezes se sentem culpadas sobre como elas reagiram no passado a coisas que não podem ser mudadas.

Quando não podemos abordar a situação subjacente, pode ser tentador tentar afastar nossas meta-emoções. Mas a pesquisa sugere que tentar afastar as emoções pode ser contraproducente. Em vez disso, tente dar às suas emoções negativas o espaço para ir e vir. Uma metáfora usada na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), um tratamento comum e eficaz para a depressão, caracteriza as emoções negativas como hóspedes indesejados: lembra-nos que podemos receber os convidados sem sermos felizes por estarem presentes.

Se a tentativa de estratégias por conta própria não funciona, e você sente que meta-emoções negativas estão interferindo no seu dia-a-dia, pode ajudar a trabalhar com um profissional de saúde mental treinado em tratamentos focados na emoção, como DBT e ACT.

É importante ressaltar que experimentar meta-emoções negativas não é uma coisa inerentemente ruim. O truque pode estar em aprender a entender essas emoções e ser flexível sobre o modo como você lida com elas.

 

 

Fonte: Healthline

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