Comer ovos de manhã emagrece, mas e o dia todo? Saiba se a dieta do ovo faz mal

O ovo é um alimento fonte de proteína barato que está presente nas refeições de muitos brasileiros e são vários os seus benefícios. O alimento é importante para a construção de tecidos, de massa muscular e é fonte de vitamina E, antioxidantes e colina, nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas, além de ser bom para a saúde dos neurônios e ajudar no foco e na concentração.

Benefícios do ovo

Já a clara é rica em proteína e contribui para o aumento de massa magra. Isso faz com que ela seja bastante consumida por pessoas que praticam musculação e têm o objetivo de ficar com o corpo definido. A vitamina B2 presente nela ajuda no funcionamento do aparelho digestivo e na conversão dos alimentos em energia. De acordo com a nutricionista Sandra Wages, a clara ainda tem nutrientes fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

 

Apesar de a gema ser rica em colesterol e seu excesso ser contraindicado por alguns especialistas, uma única gema fornece 10% a mais da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Ela também é um dos poucos alimentos com alto teor de vitamina D, que é fundamental para o desenvolvimento de ossos e dentes e para os sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Além disso, ainda ajuda a diminuir o risco da perda de visão nos idosos.

“Além de todos esses benefícios, o ovo é ótimo para a pele, cabelo e unhas, retarda o envelhecimento celular e combate radicais livres”, explica a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa.

Porém, fuja dos ovos fritos. “Fritar o ovo é o grande erro da população. Prefira consumi-lo cozido, à pochè, ‘frito na água’ ou até mesmo ‘frito’ em uma frigideira antiaderente, sem água, sem óleo, apenas o ovo”, indica a nutricionista.

Dieta do ovo

Outro benefício é que 100 gramas de clara de ovo tem apenas 52 calorias e ela ainda promove saciedade. A partir de tantos pontos positivos para o corpo, foi criada a dieta do ovo cozido (também conhecida como dieta do ovo cozido da USP), que promete emagrecimento significativo em poucos dias.

A dieta consiste em comer dois ovos cozidos no café da manhã com uma fatia de pão de integral, um ovo cozido 30 minutos antes do almoço e outro 30 minutos antes do jantar. Quem preferir, pode incluir os ovos nas refeições como substituto da carne.

Excesso de ovo faz mal?

Por promover saciedade, a ingestão destes quatro ovos diariamente seria capaz de diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições e, desta forma, promover o emagrecimento.

Parece ser uma forma bem simples e fácil de emagrecer, mas a nutricionista comportamental Patrícia Cruz afirma que consumir quatro ovos por dia é muito e pode não fazer bem para a saúde. De acordo com a nutricionista, o ideal é que uma pessoa saudável coma no máximo um ovo por dia.

Caso a pessoa apresente colesterol elevado ou tenha níveis altos de lipídios no sangue, a recomendação é que o consumo seja de, no máximo, três ovos por semana.

Além de aumentar o colesterol, o consumo excessivo de proteína pode prejudicar os rins. Quando consumido no lugar de outras proteínas, como no da carne vermelha, pode provocar deficiência de ômega 3 e vitamina B12. Ou seja, não tem problema agregar ovos à rotinas, desde que sem exageros.

Como saciar a fome?

“O ovo não deve ser usado como alimento para saciar. Fibras, frutas, verduras e legumes que são ideais para saciar a fome. Aveia, granola e cereais são os mais indicados”, comenta Patrícia.

Quando consumido em moderação, o ovo é, sim, capaz de contribuir para o emagrecimento. De acordo com estudo feito pelo Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, da Universidade do Estado da Louisiana (EUA) e publicado no Jornal Internacional da Obesidade, pessoas que consumiram 2 ovos mexidos no café da manhã emagreceram 65% mais do que as que consumiram pães.

Além disso, também apresentaram redução da circunferência abdominal 34% maior e reduziram 16% mais gordura que o outro grupo.

Como comer certo?

A nutricionista comenta que regimes como este até são capazes de fazer com que a pessoa perca 2, 3 kg, mas é comum retomar o peso perdido, já que ela não adquiriu hábitos alimentares adequados.

De acordo com a nutricionista, o ideal é iniciar as refeições pela salada, comer devagar e só depois comer o prato quente. “Isto ajuda a comer menos, também é importante escolher lugares tranquilos e sempre comer sentado”, explica a especialista sobre a forma mais correta de realizar as refeições.

 

Fonte: Vix

3 comentários sobre “Comer ovos de manhã emagrece, mas e o dia todo? Saiba se a dieta do ovo faz mal

  1. Gosto de comer 2 ovos de manha e três a noite tem algum problema?

  2. Nunca vi tanta besteira junta.

    1. Opa, que bom que temos um especialista por aqui. Por favor pode me falar um pouco mais sobre os seus estudos, publicações e teses? E se possível o laboratório em que trabalha. Obrigado.

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