Comer café da manhã todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

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Comer café da manhã todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

Especialistas dizem que pular o café da manhã ocasionalmente pode até aumentar o risco. Aqui estão alguns conselhos sobre o que comer.

É comum dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e uma nova pesquisa mostra por que é tão importante comer saudável pela manhã.

Pesquisadores alemães conduziram uma revisão de estudos existentes e concluíram que pular o café da manhã – mesmo que ocasionalmente – está associado a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.

A revisão analisou dados de mais de 96.000 pessoas, abrangendo 6 estudos separados.

Os pesquisadores descobriram que pular o café da manhã uma vez por semana é associado a um risco 6% maior de desenvolver diabetes tipo 2. Os números subiram de lá, com pular o café da manhã 4 ou 5 vezes por semana, levando a um aumento do risco de 55 por cento.

Comer café da manhã todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2
Comer café da manhã todos os dias pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

A pesquisa foi publicada no The Journal of Nutrition.

Um nutricionista entrevistado pela Healthline diz que os dados não são particularmente surpreendentes e ofereceu algumas dicas para pessoas que acham difícil começar o dia com uma refeição saudável.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam que 90 a 95% dos 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos que vivem com diabetes têm diabetes tipo 2.

Enquanto diabetes tipo 1 é menos comum e geralmente diagnosticado no início da vida, o diabetes tipo 2 geralmente se desenvolve em pessoas com idade acima de 45 anos. Os fatores de risco incluem excesso de peso e inatividade física, juntamente com a genética.

Os médicos geralmente recomendam mudanças no estilo de vida para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo 2. E existem estratégias para gerenciar a doença para pessoas que já foram diagnosticadas.

Como o café da manhã ajuda

Dada a ligação entre diabetes tipo 2, açúcar no sangue e insulina, não é surpreendente para os nutricionistas que pular o café da manhã também poderia levar a um risco aumentado.

“Alguns estudos pequenos sugerem que pular a refeição da manhã pode realmente levar a mais resistência à insulina”, disse Jenna Freeman Scudder, RD, nutricionista do Centro Médico Wexner da Ohio State University, que se concentra em ajudar pessoas com diabetes. “A resistência à insulina é uma condição que requer mais insulina para levar o açúcar do sangue para a faixa normal. E quando é crônica, há um grande fator de risco para o diabetes tipo 2. ”

Freeman Scudder disse que omitir o café da manhã também foi associado a um aumento de açúcar no sangue após o almoço e o jantar. Isso pode causar estresse indevido no corpo, bem como levar a escolhas alimentares inadequadas.

“Não quebrar tão rápido depois de uma noite de sono pode prejudicar seu corpo e seu metabolismo, e também pode levar a excessos”, disse ela. “Isso também torna as opções pouco saudáveis ​​e altamente calóricas mais atraentes”.

Quem tem tempo?

Uma pesquisa de 2015 descobriu que 53% dos americanos pulam o café da manhã pelo menos uma vez por semana e 12% não tomam café da manhã.

Enquanto muitos participantes da pesquisa relataram não sentir fome pela manhã, outra razão principal para pular a refeição é não ter tempo suficiente.

Esse mesmo estudo descobriu que, quando muitas pessoas tomam o café da manhã, elas optam por fazer isso em qualquer lugar, fazendo uma refeição rápida em um restaurante de fast food ou em um café.

Freeman Scudder disse que não é uma boa ideia começar o seu dia com uma refeição pouco saudável.

“Encorajar as pessoas a tomar o café da manhã deve incluir a discussão sobre o que os populares cafés da manhã americanos costumam ser. Coisas como donuts, bolos, panquecas e cereais açucarados estão cheios de gordura saturada e contêm muito pouca proteína e fibra ”, disse ela. “Estes não são os alimentos que você quer comer de manhã.”

Se a comida de conveniência costuma não ser saudável e um café da manhã adequado demora muito, o que faz um café da manhã rápido e nutritivo?

Freeman Scudder diz que a farinha de aveia é uma escolha saudável porque contém um tipo de fibra que pode ajudá-lo a se sentir satisfeito. Também pode ajudar a reduzir o colesterol.

Isto vem com uma ressalva, no entanto.

“Evite os tipos de aveia com sabor que têm açúcar extra”, disse ela. “Aveia comum também vem em pacotes individuais, por isso é tão simples de fazer.”

Se aveia simples é muito branda, Freeman Scudder recomenda misturar um pouco de mel, frutas frescas ou nozes.

Outra opção é ovos, um grampo velho do pequeno almoço. Se não houver tempo suficiente para cozinhá-los, os ovos cozidos são uma boa opção, porque podem ser feitos com antecedência e consumidos durante a semana.

“Adicionar uma fatia de torrada integral de 100%, um waffle de grãos inteiros ou iogurte grego simples com um pedaço de fruta pode fazer uma refeição bem equilibrada pela manhã que não leva muito tempo para preparar” ela disse.

“Comer um café da manhã rico em fibras, carboidratos complexos e proteínas é o melhor”, disse ela. “Isso pode ajudá-lo a dar o pontapé inicial no seu dia, dar-lhe energia, satisfazer o seu apetite e preparar o terreno para uma alimentação saudável durante todo o dia.”

Para lembrar

Pesquisadores dizem que pular o café da manhã, mesmo que ocasionalmente, pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Especialistas dizem que isso é por causa da relação entre diabetes, insulina e níveis de açúcar no sangue.

Nutricionistas recomendam que as pessoas comam um café da manhã saudável e saudável, que as preencha e evite picos de açúcar no sangue.

Boas opções para um café da manhã rápido incluem aveia e ovos

 

Fonte: Healthline

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