A Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica -

A dieta cetogênica (ou dieta cetônica, em resumo) é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras que oferece muitos benefícios para a saúde.

De fato, mais de 20 estudos mostram que esse tipo de dieta pode ajudar a perder peso e melhorar sua saúde.

As dietas cetogênicas podem até ter benefícios contra diabetes, câncer, epilepsia e doença de Alzheimer.

Aqui está um guia detalhado do novato para a dieta cetônica.

dieta cetogênica

O que é uma dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é uma dieta muito pobre em carboidratos e rica em gorduras que compartilha muitas semelhanças com as dietas Atkins e low-carb .

Envolve reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos e substituí-lo por gordura. Esta redução em carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose .

Quando isso acontece, seu corpo se torna incrivelmente eficiente na queima de gordura para energia. Também transforma gordura em cetonas no fígado, o que pode fornecer energia para o cérebro.

Dietas cetogênicas podem causar reduções maciças nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Isso, junto com o aumento das cetonas, tem inúmeros benefícios para a saúde.

Diferentes tipos de dietas cetogênicas

Existem várias versões da dieta cetogênica, incluindo:

  • Dieta cetogênica padrão (SKD): Esta é uma dieta muito baixa em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gordura. Normalmente contém 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos.
  • Dieta cetogênica cíclica (CKD): Esta dieta envolve períodos de refino com alto teor de carboidratos, como 5 dias cetogênicos seguidos de 2 dias com alto teor de carboidratos.
  • Dieta cetogênica direcionada (TKD): Esta dieta permite que você adicione carboidratos ao redor dos treinos.
  • Dieta cetogênica rica em proteínas: é semelhante a uma dieta cetogênica padrão, mas inclui mais proteína . A proporção é frequentemente 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.

No entanto, apenas as dietas cetogênicas padrão e de alta proteína foram estudadas extensivamente. Dietas cetogênicas cíclicas ou direcionadas são métodos mais avançados e usadas principalmente por fisiculturistas ou atletas.

As informações deste artigo se aplicam principalmente à dieta cetogênica padrão (SKD), embora muitos dos mesmos princípios também se apliquem às outras versões.

Dietas cetogênicas podem ajudar você a perder peso

Uma dieta cetogênica é uma maneira eficaz de perder peso e reduzir os fatores de risco para a doença.

De fato, pesquisas mostram que a dieta cetogênica é muito superior à dieta freqüentemente recomendada com baixo teor de gordura.

Além disso, a dieta é tão abundante que você pode perder peso sem contar calorias ou rastrear sua ingestão alimentar.

Um estudo descobriu que as pessoas com uma dieta cetogênica perderam 2,2 vezes mais peso do que aquelas com uma dieta pobre em gorduras com restrição de calorias. Os níveis de colesterol triglicerídeo e HDL também melhoraram.

Outro estudo descobriu que pessoas na dieta cetogênica perderam 3 vezes mais peso do que aquelas na dieta recomendada pela Diabetes UK.

Há várias razões pelas quais uma dieta cetogênica é superior a uma dieta com baixo teor de gordura, incluindo o aumento da ingestão de proteínas, o que proporciona inúmeros benefícios.

O aumento de cetonas, níveis mais baixos de açúcar no sangue e melhor sensibilidade à insulina também podem desempenhar um papel fundamental.

Dietas Cetogênicas para Diabetes e Prediabetes

O diabetes é caracterizado por alterações no metabolismo, açúcar elevado no sangue e insuficiência da função da insulina.

A dieta cetogênica pode ajudá-lo a perder o excesso de gordura, que está intimamente ligado ao diabetes tipo 2, pré-diabetes e síndrome metabólica.

Um estudo descobriu que a dieta cetogênica melhorou a sensibilidade à insulina em 75%.

Outro estudo em pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que 7 dos 21 participantes foram capazes de parar de usar todos os medicamentos para diabetes.

Em outro estudo, o grupo cetogênico perdeu 24,4 libras (11,1 kg), comparado a 15,2 libras (6,9 kg) no grupo com carboidratos mais elevados. Esse é um benefício importante quando se considera a relação entre peso e diabetes tipo 2.

Além disso, 95,2% do grupo cetogênico também foram capazes de parar ou reduzir a medicação para diabetes, em comparação com 62% no grupo com carboidratos mais elevados.

Para mais informações, confira este artigo sobre os benefícios das dietas de baixo carboidrato para pessoas com diabetes.

A dieta cetogênica realmente se originou como uma ferramenta para o tratamento de doenças neurológicas , como a epilepsia.

Estudos já mostraram que a dieta pode ter benefícios para uma ampla variedade de condições de saúde diferentes:

  • Doença cardíaca: A dieta cetogênica pode melhorar os fatores de risco, como gordura corporal , níveis de colesterol HDL, pressão arterial e açúcar no sangue.
  • Câncer: Atualmente, a dieta está sendo usada para tratar vários tipos de câncer e retardar o crescimento do tumor.
  • Doença de Alzheimer: A dieta cetônica pode reduzir os sintomas da doença de Alzheimer e retardar sua progressão.
  • Epilepsia: A pesquisa mostrou que a dieta cetogênica pode causar reduções maciças nas convulsões em crianças epilépticas.
  • Doença de Parkinson: Um estudo descobriu que a dieta ajudou a melhorar os sintomas da doença de Parkinson.
  • Síndrome dos Ovários Policísticos: A dieta cetogênica pode ajudar a reduzir os níveis de insulina, que podem desempenhar um papel fundamental na síndrome dos ovários policísticos.
  • Lesões cerebrais: Um estudo com animais descobriu que a dieta pode reduzir concussões e ajudar na recuperação após lesão cerebral.
  • Acne: níveis mais baixos de insulina e comer menos açúcar ou alimentos processados ​​podem ajudar a melhorar a acne.

No entanto, tenha em mente que a pesquisa em muitas dessas áreas está longe de ser conclusiva.

Alimentos para Evitar

Qualquer alimento que é rico em carboidratos deve ser limitado.

Aqui está uma lista de alimentos que precisam ser reduzidos ou eliminados em uma dieta cetogênica:

  • Alimentos açucarados: refrigerante, suco de frutas, smoothies, bolo, sorvete, doces, etc.
  • Grãos ou amidos: produtos à base de trigo, arroz, massa, cereais, etc.
  • Frutas: Todas as frutas, exceto pequenas porções de frutas como morangos.
  • Feijão ou leguminosas: Ervilhas, feijão, lentilhas, grão de bico, etc.
  • Raiz de legumes e tubérculos: Batata, batata doce, cenoura, nabo, etc.
  • Produtos com baixo teor de gordura ou dietéticos: são altamente processados ​​e muitas vezes ricos em carboidratos.
  • Alguns condimentos ou molhos: Estes geralmente contêm açúcar e gordura insalubre.
  • Gorduras insalubres: Limite sua ingestão de óleos vegetais processados, maionese, etc.
  • Álcool: Devido ao seu conteúdo de carboidratos, muitas bebidas alcoólicas podem expulsá-lo da cetose.
  • Alimentos isentos de açúcar: são muitas vezes ricos em álcoois de açúcar, o que pode afetar os níveis de cetona em alguns casos. Esses alimentos também tendem a ser altamente processados.

Alimentos para comer

Você deve basear a maioria de suas refeições em torno desses alimentos :

  • Carne: carne vermelha, bife, presunto, salsicha, bacon, frango e peru.
  • Peixe gordo: como salmão, truta, atum e cavala.
  • Ovos: Procure ovos inteiros ou ômega-3.
  • Manteiga e creme: Procure por grama quando possível.
  • Queijo: queijo não processado (cheddar, cabra, creme, azul ou mussarela).
  • Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de linho, sementes de abóbora, sementes de chia, etc.
  • Óleos saudáveis: Principalmente azeite extra-virgem, óleo de coco e óleo de abacate.
  • Abacates: Abacate inteiro ou guacamole acabado de fazer.
  • Vegetais com baixo teor de carboidratos: a maioria dos vegetais verdes, tomates, cebolas, pimentões, etc.
  • Condimentos: Você pode usar sal, pimenta e várias ervas e especiarias saudáveis.

Fonte: www.healthline.com

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