17 estratégias para lidar com o estresse em 30 minutos ou menos

17 estratégias para lidar com o estresse em 30 minutos ou menos

17 estratégias para lidar com o estresse em 30 minutos ou menos

Mas quando o estresse acontece durante o trabalho, em uma festa ou em público, deixar cair tudo para tirar uma soneca definitivamente não é uma boa. E nessas situações, o estresse também pode se juntar a ansiedade, deixando você descobrir como conter as duas emoções.

Felizmente, existem dicas e truques que podem ajudá-lo a baixar os níveis de cortisol. Se você precisar de dicas rápidas para manter seu coração batendo a um ritmo mais manejável, leia nossas maneiras de acalmar o estresse em cinco minutos ou menos.

Se você está percebendo um padrão maior, você pode querer dar um tempo maior com nossas dicas de 30 minutos ou falar com um profissional para chegar à raiz do problema.

17 estratégias para lidar com o estresse em 30 minutos ou menos
17 estratégias para lidar com o estresse em 30 minutos ou menos

Formas de acalmar o estresse em 5 minutos ou menos

1. Reconheça seu estresse

Reconhecendo seu estresse pode realmente ajudar a levantar o peso de seus ombros e pode ser o primeiro passo para pedir ajuda.

Enfrentar o estresse é uma oportunidade para redefinir sua mente e encará-la como uma chance de crescer. Pesquisadores dizem que o cérebro está se religando e tentando aprender com a experiência para que você possa lidar com isso da próxima vez.

Portanto, pense se o estresse é um acúmulo ou relacionado a um problema de mais longo prazo. Se não for relacionado a nada, talvez seja um sinal de que sua mente e seu corpo precisam de uma pausa.

Se estiver ligado a um problema de mais longo prazo que você não pode resolver imediatamente, tente outra das dicas de relaxamento rápido abaixo.

2. Mastigue a goma

Mastigar é uma ótima forma de redução do estresse. Se você tiver chiclete à mão, chiclete especialmente perfumado, mastigue-o por pelo menos três minutos. Um estudo com 101 adultos descobriu que as pessoas que mascavam chiclete durante o trabalho tinham uma menor resposta ao estresse.

Mas não mastigue sem entusiasmo! Pode ser útil retirar sua energia acumulada na gengiva. Outro estudo descobriu que a mastigação vigorosa era necessária para obter alívio do estresse.

3. Beber chá para reduzir o estresse

Existem vários suplementos que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, mas muitos desses suplementos podem levar algumas semanas ou meses para serem ingeridos antes que surjam efeitos.

No entanto, o ato de se afastar por alguns minutos para fazer chá pode ser terapêutico. Então, por que não fazer uma bebida para aliviar o estresse ? Estudos mostram que 1 grama de vinagre de maçã pode levar mais de 95 minutos para trabalhar sua magia, enquanto o matcha pode levar até uma hora para funcionar .

Embora o chá leve pelo menos uma hora para fazer efeito, apenas se afastar pode sinalizar para o seu corpo relaxar. Além disso, quando você voltar para sua mesa, o tempo pode voar mais rápido do que você imagina.

4. Inale os óleos essenciais ou invista em um difusor

A inalação de óleos essenciais pode ajudar a acalmar a mente em momentos de estresse, ansiedade e insônia. Essa técnica popular, também conhecida como aromaterapia, se concentra no uso de aromas para equilibrar de forma holística sua saúde física, emocional e psicológica.

Óleos essenciais populares para combater o estresse incluem:

  • Lavanda
  • Rosa
  • Vetiver
  • Bergamota
  • Camomila romana
  • Incenso
  • Sândalo
  • Ylang ylang
  • Flores de laranjeira

Escolha perfumes com base em suas preferências pessoais. Por exemplo, se o cheiro de hortelã lembra você de férias em casa, use hortelã-pimenta.

Para usar óleos essenciais para o estresse, aplique três gotas em uma almofada de algodão e respire profundamente 10 vezes. Você também pode comprar um difusor para o seu quarto ou mesa para que ele libere constantemente um perfume calmante.

5. Estique na sua mesa

É incrivelmente importante fazer pausas durante o trabalho , mesmo quando você sente que há pressa para realizar sua tarefa. Para os momentos em que você não pode deixar sua mesa, você ainda pode se alongar enquanto está sentado por cinco minutos sem intervenção.

O alongamento também pode ajudar com desconforto e dor ou lesões relacionadas ao trabalho . O alongamento mais simples que você pode fazer é a parte superior do corpo e o alongamento do braço. Para fazer isso:

  • Junte suas mãos e empurre para cima com as palmas voltadas para o céu.
  • Estique e segure a pose por 10 segundos.
  • Tente girar o tronco para a esquerda e para a direita por 30 segundos e repita.
  • Para um alongamento de corpo inteiro, confira nossa rotina de alongamento da mesa .

Formas de acalmar o estresse em 10 minutos

6. Vá passear

Exercício ou caminhada é uma ótima maneira de gerenciar o estresse. Primeiro, permite que você escape da situação. Segundo, o exercício ajuda o corpo a liberar endorfinas, os neurotransmissores que fazem você se sentir quente e confuso.

Pense em caminhar como meditação em movimento. Algumas voltas ao redor do bloco podem ajudá-lo a esquecer a tensão anterior e relaxar para que você retorne à situação mais calmo e mais coletado.

7. Memorize esta rotina de ioga

Yoga não é apenas um exercício popular para todas as idades, mas também está ganhando força para diminuir o estresse, ansiedade e depressão. De acordo com a pesquisa , a ioga interrompe o estresse produzindo um efeito oposto à sua resposta de fuga ou luta.

Uma rotina simples pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. Uma das nossas rotinas favoritas de 10 minutos é da Tara Stiles. Esta rotina começa com muito balanço relaxante.

8. Intervir com técnicas de redução de estresse baseadas em atenção plena

Às vezes, o estresse pode fazer sua mente espiralar e levá-lo a um buraco desnecessário de pensamentos negativos. Uma maneira de escapar dessa espiral é ancorar-se ao presente e concentrar-se nos resultados imediatos que você pode alcançar.

9. Escreva para fora

Escrever o que você está estressado pode ajudá-lo a focar seus pensamentos no positivo ou maneiras de lidar com o negativo.

Trate este método de escrevê-lo como uma maneira de tomar notas sem descarrilar todo o seu dia de trabalho. Mantenha essas anotações à mão para verificar se há padrões para ver se há uma razão mais profunda por trás do estresse.

10. Tente respirar 4-7-8

O método de respiração 4-7-8 é um truque poderoso que dá ao seu corpo um impulso extra de oxigênio. A respiração profunda é uma maneira eficaz de reduzir a ansiedade, o estresse e a depressão.

Para fazer isso: Coloque a ponta da sua língua contra o céu da boca e mantenha-a lá o tempo todo.

Um ciclo de 4-7-8 respirando:

  • Separe os lábios levemente e expire com um som agudo pela boca.
  • Feche os lábios e inspire silenciosamente pelo nariz. Conte até 4 em sua cabeça.
  • Prenda a respiração por 7 segundos.
  • Expire (com um som de whoosh) por 8 segundos.
  • Pratique isto sem pensar para deixar seu cérebro relaxar.
  • Complete este ciclo por quatro respirações completas.

 

11. Experimente a técnica de liberdade emocional (EFT)

Tocar ou acupressão psicológica é uma sequência metódica específica que envolve tocar pontos meridianos específicos (áreas da energia do corpo flui através de, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa) e recitar frases de configuração que ajudarão você a reconhecer os problemas e aceitar a si mesmo.

EFT em 5 passos:

  • Identifique o que está causando estresse.
  • Em uma escala de 0 a 10, anote o grau de intensidade do problema (10 sendo o mais alto).
  • Crie uma frase de configuração que solucione seu problema. Por exemplo: “Mesmo que eu esteja estressado com esse prazo, eu me aceito profunda e completamente”.
  • Toque nos nove pontos meridianos (sobrancelha, lado dos olhos, sob os olhos, sob o nariz, queixo, início da clavícula e debaixo do braço) sete vezes. Repita a frase com cada ponto de toque. Faça essa sequência de duas a três vezes.
  • Avalie sua intensidade final para ver se o seu nível de estresse caiu para 0. Se não, repita.

12. Conversa em terceira pessoa

Seja para você ou para um amigo, conversar pode ajudar a reduzir o nível de estresse. Sim, falar consigo mesmo ou sobre si mesmo em terceira pessoa é uma forma de exercer autocontrole sobre as emoções negativas.

Segundo os pesquisadores , “referir-se a si mesmo na terceira pessoa leva as pessoas a pensarem em si mesmas mais parecidas com a maneira como pensam sobre os outros”.

Isso pode ajudá-lo a se distanciar da experiência ou situação. A melhor parte, embora? Requer menos esforço.

Formas de acalmar o estresse em 30 minutos

13. Exercite, mas faça diariamente

Nós mencionamos andar mais cedo, mas isso foi apenas uma pausa rápida. O exercício de rotina pode ajudar a melhorar a maneira como o corpo usa oxigênio e ajuda a lidar com situações estressantes. Os benefícios de se exercitar ao longo do tempo. Você pode sentir a diferença ao manter sua rotina.

Recomenda-se o exercício por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana.

14. Tome um banho quente

A resposta para lavar um dia de estresse pode estar em seu banheiro. A água quente é conhecida por ajudar a liberar endorfinas e aumentar o fluxo sanguíneo para a pele. Banhos quentes também podem:

  • Melhorar a respiração
  • Reduzir o risco de ataque cardíaco
  • Pressão arterial mais baixa
  • Queimar calorias

Para pessoas que sofrem de dor crônica, os banhos quentes também podem ajudar a manter os músculos soltos e reduzir os surtos.

15. Limpe seu quarto, escrivaninha ou pratos

Além de remover a desordem e dar-lhe alívio de um espaço lotado, a limpeza é uma prática eficaz de atenção plena. Um estudo descobriu que os estudantes que lavavam a louça tinham maiores estados de atenção e humor positivo.

Se você não tiver tempo para limpar completamente, aproveite esta oportunidade para organizar itens ou resolver uma tarefa de limpeza de cada vez. Por exemplo, se você tiver uma carga de roupa, use cada carga de lavagem e secagem para cronometrar suas pausas.

16. Fale ou procure amigos

O apoio social é uma maneira extremamente eficaz de aliviar o estresse. Peça a um amigo ou colega de trabalho para ser uma caixa de ressonância enquanto você fala sobre seus problemas.

Às vezes, o caso com situações estressantes é que você está tentando encontrar um problema ou uma conexão quando não há um. A perspectiva de um estranho pode ajudá-lo a ver isso com mais clareza.

Se você chegar a um amigo, não deixe de agradecer e retribuir o favor quando ele pedir!

17. Rolamento de espuma para tirar a tensão

Às vezes, o estresse se torna físico: pode fazer com que seus músculos se deem um nó. Esses nós podem se desenvolver em lugares muito específicos que se acumulam ao longo do tempo, que você não pode relaxar facilmente por meio de exercícios ou auto-massagem. É aí que a espuma rolando entra.

O rolamento de espuma adiciona pressão a esses pontos de gatilho, sinalizando para o seu corpo aumentar o fluxo sanguíneo para essa área e relaxar o músculo. Uma rotina de corpo inteiro pode ajudar a promover o relaxamento da maneira como será uma massagem.

 

Fonte: Healthline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.