15 alimentos que impulsionam o sistema imunológico

15 alimentos que impulsionam o sistema imunológico

15 alimentos que impulsionam o sistema imunológico

Reforços do sistema imunitário

Alimentando seu corpo certos alimentos podem ajudar a manter seu sistema imunológico forte. Se você está procurando maneiras de prevenir gripes e resfriados de inverno, seu primeiro passo deve ser uma visita à sua mercearia local. Planeje suas refeições para incluir esses 15 poderosos impulsionadores do sistema imunológico .

 

1. Pimentão Vermelho

Se você acha que as frutas cítricas têm mais vitamina C de qualquer fruta ou vegetal, pense novamente. Pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C que os cítricos. Eles também são uma fonte rica de beta-caroteno. Além de estimular seu sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável. O betacaroteno ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

15 alimentos que impulsionam o sistema imunológico
15 alimentos que impulsionam o sistema imunológico

2. Brócolis

O brócolis é sobrecarregado com vitaminas e minerais. Embalado com vitaminas A, C e E, bem como muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​que você pode colocar em sua mesa . A chave para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível – ou melhor ainda, de maneira alguma.

3. Cítricos

A maioria das pessoas se volta para a vitamina C depois de pegar um resfriado. Isso porque ajuda a construir seu sistema imunológico. Acredita-se que a vitamina C aumente a produção de glóbulos brancos . Estes são fundamentais para combater infecções.

Cítricos populares incluem:

  • Toranja
  • Laranjas
  • Tangerinas
  • Limão
  • Clementinas

Como o seu corpo não produz ou armazena, você precisa de vitamina C diariamente para manter a saúde. Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com tanta variedade para escolher, é fácil adicionar um pouco dessa vitamina a qualquer refeição.

4. Alho

O alho é encontrado em quase todas as culinárias do mundo. Acrescenta um pouco de comida e é um must-have para a sua saúde. As primeiras civilizações reconheceram seu valor no combate às infecções. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa , o alho também pode ajudar a baixar a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias. As propriedades imuno-estimulantes do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

5. Gengibre

O gengibre é outro ingrediente para o qual muitos recorrem depois de ficarem doentes. O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a reduzir a dor de garganta e outras doenças inflamatórias. O gengibre também pode ajudar a diminuir a náusea .

Embora seja usado em muitas sobremesas doces, o gengibre embala um pouco de calor na forma de gingerol, um parente da capsaicina. O gengibre pode ajudar a diminuir a dor crônica e pode ter propriedades redutoras de colesterol, de acordo com pesquisas recentes em animais .

6. Espinafre

Espinafre fez a nossa lista não só porque é rico em vitamina C. Ele também é embalado com inúmeros antioxidantes e beta-caroteno, o que pode aumentar a capacidade de combate a infecção do nosso sistema imunológico. Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando é cozido o mínimo possível para que retenha seus nutrientes. No entanto, o cozimento leve aumenta sua vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados do ácido oxálico.

7. Iogurte

Procure iogurtes que tenham “culturas vivas e ativas” impressas no rótulo, como o iogurte grego. Essas culturas podem estimular seu sistema imunológico para ajudar a combater doenças. Tente obter iogurtes simples em vez dos tipos que são pré-aromatizados e carregados com açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis ​​e um pouco de mel.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D , então tente selecionar marcas fortificadas com vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e estimula as defesas naturais do organismo contra doenças.

8. Amêndoas

Quando se trata de prevenir e combater os resfriados, a vitamina E tende a ficar em segundo plano em relação à vitamina C. No entanto, a vitamina E é essencial para um sistema imunológico saudável. É uma vitamina lipossolúvel , o que significa que a presença de gordura deve ser absorvida adequadamente. Nozes, como amêndoas, são embaladas com a vitamina e também têm gorduras saudáveis. Uma porção de meia xícara, que é cerca de 46 amêndoas sem casca, fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina E.

9. Açafrão da terra

Você pode conhecer a cúrcuma como ingrediente-chave em muitos caril. Mas esta especiaria amarela amarga e brilhante também tem sido usada há anos como um anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide . Além disso, pesquisas mostram que altas concentrações de curcumina, que confere à cúrcuma sua cor característica, podem ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício.

10. Chá verde

Ambos os chás verde e preto são embalados com flavonoides, um tipo de antioxidante. Onde o chá verde realmente se destaca é em seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. O EGCG demonstrou melhorar a função imunológica. O processo de fermentação que o chá preto atravessa destrói muito do EGCG. O chá verde, por outro lado, é cozido no vapor e não fermentado, de modo que o EGCG é preservado.

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-theanine . L-theanine pode ajudar na produção de compostos de combate a germes em suas células-T.

11. Mamão

Mamão é outra fruta carregada com vitamina C. Você pode encontrar 224 por cento da quantidade diária recomendada de vitamina C em um único mamão. Mamões também têm uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

As papaias têm quantidades decentes de potássio , vitaminas do complexo B e folato, que são benéficas para a saúde geral.

12. Quiuí

Como mamões, os quiuís são naturalmente cheios de uma tonelada de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C. A vitamina C estimula os glóbulos brancos a combater infecções, enquanto outros nutrientes do quiuí mantêm o resto do corpo funcionando adequadamente.

13. Aves

Quando você está doente, a sopa de galinha é mais do que apenas uma comida boa com um efeito placebo. Ele ajuda a melhorar os sintomas de um resfriado e também ajuda a protegê-lo de ficar doente em primeiro lugar. Aves como frango e peru, é rico em vitamina B-6. Cerca de 3 onças de peru light ou carne de frango contém 40 a 50% de sua quantidade diária recomendada de B-6.

A vitamina B-6 é um ator importante em muitas das reações químicas que acontecem no corpo. Também é vital para a formação de glóbulos vermelhos novos e saudáveis . O caldo ou caldo feito por ossos de frango em ebulição contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e a imunidade do intestino.

14. Sementes de girassol

As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo , magnésio e vitamina B-6. Eles também são incrivelmente ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante.

A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. Outros alimentos com quantidades elevadas de vitamina E incluem abacates e folhas verdes escuras.

15. Marisco

O marisco não é o que vem à mente para muitos que estão tentando impulsionar seu sistema imunológico, mas alguns tipos de marisco estão repletos de zinco.

O zinco não recebe tanta atenção quanto muitas outras vitaminas e minerais, mas nossos corpos precisam dele para que nossas células imunes possam funcionar como pretendido.

Variedades de frutos do mar que são ricos em zinco incluem:

  • Caranguejo
  • Mexilhão
  • Lagosta
  • Mexilhões

Tenha em mente que você não quer ter mais do que a quantidade diária recomendada de zinco em sua dieta. Para homens adultos, são 11 miligramas (mg) e, para as mulheres, são 8 mg. Demasiado zinco pode realmente inibir a função do sistema imunológico.

Mais maneiras de prevenir a gripe

A variedade é a chave para uma nutrição adequada. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe, mesmo se você a comer constantemente. Preste atenção ao tamanho das porções e recomende a ingestão diária para que você não consuma muita vitamina e pouquíssima das outras.

Comer bem é um ótimo começo, e há outras coisas que você pode fazer para proteger você e sua família contra a gripe, o resfriado e outras doenças. Comece com estas noções básicas de prevenção da gripe e, em seguida, leia estas sete dicas para proteger a gripe de sua casa . Talvez o mais importante, leia a vacina contra a gripe e decida se é o ideal para você.

 

Fonte: Healthline

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