O colesterol é mais do que um número: o que você pode fazer para diminuir o seu

O colesterol é mais do que um número: o que você pode fazer para diminuir o seu

O colesterol é mais do que um número: o que você pode fazer para diminuir o seu

Um novo conjunto de diretrizes é divulgado, com foco na relação médico-paciente, bem como dieta e estilo de vida.

Os níveis de colesterol são geralmente considerados em termos, apenas números.

Mas especialistas agora dizem que há muito mais do que isso.

Novas diretrizes de colesterol foram publicadas pelo American College of Cardiology e pela American Heart Association.

Pesquisadores das duas organizações incorporaram novas descobertas em diretrizes anteriores que foram adotadas em 2013.

“Estas não são diretrizes baseadas em opinião. Estas foram as diretrizes baseadas em evidências, o que significa que elas refletem o que há de novo no campo ”, Dr. Neil J. Stone, professor de medicina (cardiologia) e medicina preventiva da Northwestern University em Illinois e vice-presidente do comitê de redação das diretrizes , disse Healthline.

As novas diretrizes incluem um nível de limiar de 70 miligramas por decilitro para lipoproteína de baixa densidade (LDL ou “mau”) colesterol para pessoas de alto risco que têm um histórico de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O colesterol é mais do que um número: o que você pode fazer para diminuir o seu
O colesterol é mais do que um número: o que você pode fazer para diminuir o seu

As recomendações incluem um programa agressivo de estatinas para certos indivíduos.

As diretrizes também têm um foco especial nas discussões entre médicos e pacientes sobre a tentativa de prevenir ataques cardíacos ou derrames.

“A diretriz de 2013 foi, na verdade, a primeira diretriz a colocar um foco nítido na tomada de decisão compartilhada. Essas novas diretrizes são capazes de personalizar essa discussão de riscos muito mais do que os médicos estavam cientes com as últimas diretrizes ”, disse Stone.

Ele diz que 25 anos atrás, as pessoas basicamente diziam: “Conheça seu colesterol”.

Cerca de 10 anos atrás, o foco mudou para o risco.

“E isso foi amplificado há cinco anos. E agora estamos dizendo que você não apenas conhece seu risco, mas também personaliza seu risco “, afirmou Stone.

Esta nova perspectiva significa atendimento personalizado sem precedentes.

Leslie Cho, cardiologista da Cleveland Clinic, disse à Healthline que todos deveriam se preocupar com o colesterol, já que “a causa número um de morte nos EUA ainda é a doença cardíaca”.

Fatores comuns de risco para colesterol alto

Stone explica que há uma infinidade de fatores que influenciam o risco personalizado.

Esses incluem:

  • história familiar de doença cardíaca
  • Colesterol LDL acima de 160 mg / dL
  • doença renal crônica
  • fatores de risco metabólicos (chamados síndrome metabólica)
  • desordens inflamatórias
  • história de gravidez, como pré-eclâmpsia ou menopausa antes dos 40 anos
  • triglicerídeos persistentes de mais de 175 mg / dL
  • Com novos fatores de personalização adicionados às diretrizes, os médicos podem personalizar ainda mais um plano de estilo de vida saudável para o coração com os pacientes.

Os pacientes podem, então, implementar as recomendações específicas com base em seus fatores de risco exclusivos.

Começando jovem

Conhecer seus níveis de colesterol e seus fatores de risco são os primeiros passos cruciais.

“O mais importante é saber quanto está o seu colesterol”, disse Cho. “Estou sempre chocado ao ver que alguns pacientes nunca viram o colesterol deles até que estejam com 40 anos. Tenha seu colesterol verificado. A diretriz agora afirma que o colesterol deve ser checado aos 20 ”.

Stone também sugere começar mais cedo do que tarde.

“Se você começar cedo o suficiente na vida, talvez nem consiga os fatores de risco que o colocam nesses grupos de maior risco à medida que envelhece e precisa de remédios”, disse ele. “Então, se você diz, eu não quero tomar remédio, comece quando você é jovem.

Para jovens adultos com síndrome metabólica, onde “eles estão ficando barrigudos no meio, seu nível de açúcar no sangue é maior, seus triglicérides são mais altos, o HDL pode ser baixo… o estilo de vida é importante, não o medicamento”, disse Stone.

“Nós enfatizamos que na faixa etária de 20 a 39 anos, nos concentramos no estilo de vida para reduzir esses fatores de risco da síndrome metabólica, porque se eles piorarem, isso leva a diabetes e doenças cardíacas”, disse ele.

As pessoas que tomam medicamentos para baixar o colesterol podem reduzir ainda mais o risco aderindo à dieta saudável para o coração.

“Muitas pessoas por muitos anos pensaram falsamente que, se você toma um remédio para o colesterol, como uma estatina, você pode comer o que quiser”, disse Stone. “Isso não é verdade, porque você diminui a quantidade de colesterol diminuída, então você essencialmente minimiza o benefício”.

“Achamos que, se você for tomar remédio, deve tentar maximizar os benefícios para evitar esse ataque cardíaco ou derrame”, acrescentou Stone.

O desafio de priorizar a saúde

 

Stone descreve várias observações sobre os desafios que as pessoas enfrentam na manutenção de níveis saudáveis ​​de colesterol.

“Sou médico praticante a 48 anos. Eu tenho aconselhado pacientes por um longo tempo no estilo de vida. Um dos maiores desafios que encontro para a maioria dos pacientes é a priorização. Os pacientes precisam priorizar o estilo de vida. Se não é uma prioridade, isso simplesmente não vai acontecer ”, disse ele.

Ter limites ajuda também.

“Você realmente tem que definir quais são os seus limites”, disse Stone. “Você não pode comer tudo o que você quer e assistir TV sem fim. Controle de parcela e atividade regular são necessários. Você tem que decidir como você vai encaixar um estilo de vida saudável em sua vida. Fazer isso requer alguma preparação ”.

E tem que fazer parte da sua rotina diária.

“Acho que o maior obstáculo é fazer com que as pessoas vejam que precisam pensar seriamente em priorizar a saúde do coração”, disse Stone. “Esperamos que as diretrizes indiquem às pessoas que isso é importante, especialmente quando elas são mais jovens e também quando estão em terapia. Importante aconselhar que a terapia medicamentosa não é uma desculpa para sair de um estilo de vida saudável ”.

Iniciar uma conversa com sua equipe médica é a melhor maneira de garantir que você esteja recebendo uma avaliação de risco personalizada e totalmente informada sobre como evitar um ataque cardíaco ou um derrame.

O que os pais precisam saber

 

O colesterol alto começa na infância, então cabe aos pais garantir que seus filhos estejam comendo uma dieta saudável para o coração, cheia de vegetais, frutas, grãos integrais, carnes magras, peixe, feijão e laticínios desnatados ou com baixo teor de gordura.

Eles também devem limitar os açúcares adicionados.

A Dra. Kate Cronan, editora médica do KidsHealth.org, explica o desafio que muitos pais enfrentam.

“As crianças muitas vezes não querem aderir a uma dieta saudável”, disse Cronan à Healthline. “Seus amigos podem estar comendo uma dieta menos do que saudável e querem o mesmo. Eles não se consideram adultos e, portanto, não se preocupam com sua saúde futura, como acontece com os pais. O tempo do sofá e o tempo de tela estão interferindo significativamente na atividade física adequada e no exercício verdadeiro. ”

Para manter as crianças saudáveis ​​para o coração, Cronan sugere o seguinte:

  • Seja um bom modelo no estilo de vida e alimentação.
  • Sirva uma dieta saudável para o coração.
  • Limite bebidas e alimentos com açúcares adicionados.
  • Ensine a comer consciente.
  • Verifique as informações nutricionais para limitar o colesterol, bem como a gordura saturada e trans.
  • Promova o exercício.
  • Ajude-os a manter um peso saudável.

 

Novas diretrizes personalizam a abordagem do clínico para ajudar os pacientes a reduzir o risco de colesterol alto e doenças associadas.

Conhecer seu nível de colesterol e seus fatores de risco, além de levar um estilo de vida saudável para o coração, é importante na prevenção de ataques cardíacos e derrames.

Medidas preventivas podem começar em seus 20 anos. Os pais podem ajudar as crianças a sair com o pé coração saudável, promovendo dieta adequada e exercício físico.

 

Fonte: healthline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.