Até quantos anos pode começar a fazer atividade física: ortopedistas respondem

Até quantos anos pode começar a fazer atividade física: ortopedistas respondem

Com o passar dos anos, naturalmente perdemos resistência física. É por isso que muitas pessoas ficam desanimadas com as atividades após a chegada da idade. Além disso, os efeitos de uma malhação demoram mais para serem notados quando não somos mais jovens. Mas isso não significa que você deva ignorar os exercícios.

Vale a pena começar a treinar após os 40?

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Sim! Você pode e deve se exercitar independentemente de sua idade, pois isso trará benefícios ao seu corpo, como a prevenção de osteoporose e doenças cardiovasculares.

Você também pode ganhar massa muscular mesmo se tiver 60, 70 e 80 anos, de acordo com o diretor da associação de ortopedistas esportivos de Columbia, Nova York, Joseph Ciccone. Portanto, você não deve se preocupar se é tarde demais para começar.

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O que fazer para começar a se exercitar em idade avançada?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que começam a se exercitar em uma idade “tardia”. Não se preocupe, essas dicas ajudarão você a se motivar e evitar lesões no processo.

1. Faça exames médicos

É importante que você faça exames antes de se inscrever em uma academia ou clube esportivo. O objetivo é detectar problemas físicos que possam colocar sua vida em risco e que seu treinador deve levar em consideração.

Se o seu médico encontrar um problema, lembre-se de mencioná-lo ao seu treinador para ajustar sua rotina de acordo com suas necessidades.

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2. Estabeleça uma meta realista

Antes de se exercitar, você deve ter um objetivo claro sobre o que procura com a atividade física. Você quer perder peso? Tonificar seu corpo? Proteger-se contra doenças? Adquirir um novo hobby?

Todas as opções são válidas e permitirão que um profissional o ajude com mais eficiência.

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3. Comece com baixo impacto

Para evitar lesões ou maiores problemas de saúde, vá com calma e dê preferência a atividades de baixo impacto, como dança, pesos ou ioga, por exemplo.

Esses exercícios fornecerão força física para enfrentar novos desafios físicos no futuro, como correr em velocidades mais altas ou realizar treinamento funcional. Fortalecer seus músculos também ajuda a prevenir lesões.

4. Carga progressiva

Seu treinamento aumentará gradualmente a carga, pois isso permitirá que seu corpo se acostume com a demanda física.

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Quando seus músculos se acostumarem, você deverá novamente elevar a carga até conhecer seus limites. Após alguns meses dessa rotina, você terá a melhor condição física de sua vida e perceberá isso.

5. Alimentação

Os resultados serão ainda mais rápidos se você se esforçar para manter uma dieta saudável. Seu corpo é o mesmo, então, você terá melhores resultados se consumir seus macronutrientes de maneira equilibrada e saudável.

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6. Divirta-se no processo

Faça amigos na academia, no clube esportivo ou no parque, pois eles lhe darão uma motivação extra que você precisará quando se sentir menos disposto.

Fonte: VIX

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