8 Benefícios para a saúde baseados em evidências do Mamão

8 Benefícios para a saúde baseados em evidências do Mamão

8 Benefícios para a saúde baseados em evidências do Mamão

O mamão é uma fruta tropical incrivelmente saudável.

É carregado com antioxidantes que podem reduzir a inflamação, combater doenças e ajudar a manter a aparência jovem.

Aqui estão 8 benefícios para a saúde do mamão.

1. Delicioso e carregado com nutrientes

Mamão é o fruto da planta Carica papaia.

Originou-se na América Central e no sul do México, mas agora é cultivada em muitas outras partes do mundo.

8 Benefícios para a saúde baseados em evidências do Mamão
8 Benefícios para a saúde baseados em evidências do Mamão

Mamão contém uma enzima chamada papaína, que pode quebrar as cadeias de proteínas difíceis encontradas na carne muscular. Por causa disso, as pessoas usaram o mamão para amaciar a carne por milhares de anos.

Se o mamão estiver maduro, pode ser comido cru. No entanto, mamão imaturo deve sempre ser cozido antes de comer – especialmente durante a gravidez, já que a fruta verde é rica em látex, o que pode estimular contrações.

Os mamões têm forma semelhante às peras e podem ter até 20 polegadas (51 cm) de comprimento. A pele é verde quando não madura e laranja quando madura, enquanto a carne é amarela, laranja ou vermelha.

A fruta também tem muitas sementes pretas, que são comestíveis, mas amargas.

Um pequeno mamão (152 gramas) contém:

  • Calorias: 59
  • Carboidratos: 15 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Vitamina C: 157% do IDR
  • Vitamina A: 33% do IDR
  • Folato (vitamina B9): 14% do IDR
  • Potássio: 11% do IDR
  • Vestígios de cálcio, magnésio e vitaminas B1, B3, B5, E e K.

Mamões também contêm antioxidantes saudáveis ​​conhecidos como carotenoides – particularmente um tipo chamado licopeno.

Além do mais, seu corpo absorve melhor esses antioxidantes benéficos de papaias do que outras frutas e vegetais.

2. Tem Poderosos Efeitos Antioxidantes

Os radicais livres são moléculas reativas criadas durante o metabolismo do seu corpo. Eles podem promover o estresse oxidativo, que pode levar a doenças.

Antioxidantes , incluindo os carotenoides encontrados nas papaias, podem neutralizar os radicais livres.

Estudos observam que o mamão fermentado pode reduzir o estresse oxidativo em idosos e pessoas com pré-diabetes, hipotireoidismo leve e doença hepática.

Além disso, muitos pesquisadores acreditam que os excessivos radicais livres no cérebro são um fator importante na doença de Alzheimer.

Em um estudo, pessoas com Alzheimer que receberam um extrato de mamão fermentado por seis meses experimentaram uma queda de 40% em um biomarcador que indica dano oxidativo ao DNA – e também está ligado ao envelhecimento e câncer.

A redução do estresse oxidativo é atribuída ao conteúdo de licopeno do mamão e à capacidade de remover o excesso de ferro , que é conhecido por produzir radicais livres.

3. Tem propriedades anticancerígenas

Pesquisas sugerem que o licopeno no mamão pode reduzir o risco de câncer.

Também pode ser benéfico para pessoas que estão sendo tratadas por câncer .

Mamão pode funcionar reduzindo os radicais livres que contribuem para o câncer.

Além disso, o mamão pode ter alguns efeitos únicos não compartilhados por outras frutas .

Entre 14 frutas e hortaliças com propriedades antioxidantes conhecidas, apenas o mamão demonstrou atividade anticâncer em células de câncer de mama.

Em um pequeno estudo em adultos idosos com inflamação e condições pré-cancerosas do estômago, uma preparação fermentada de mamão reduziu o dano oxidativo.

No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que as recomendações possam ser feitas.

4. Pode melhorar a saúde do coração

Adicionar mais mamão à sua dieta pode melhorar a saúde do seu coração .

Estudos mostram que frutas com alto teor de licopeno e vitamina C podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Os antioxidantes do mamão podem proteger o coração e aumentar os efeitos protetores do colesterol HDL “bom”.

Em um estudo, pessoas que tomaram um suplemento de mamão fermentado por 14 semanas tiveram menos inflamação e uma melhor taxa de LDL “ruim” para “bom” HDL do que as pessoas que receberam um placebo.

Uma relação melhorada está ligada a um risco reduzido de doença cardíaca.

5. Pode combater a inflamação

A inflamação crônica está na raiz de muitas doenças, e alimentos não saudáveis e escolhas de estilo de vida podem impulsionar o processo inflamatório.

Estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes como o mamão ajudam a reduzir os marcadores inflamatórios.

Por exemplo, um estudo observou que os homens que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides tiveram uma diminuição significativa na PCR, um marcador inflamatório particular.

6. Pode melhorar a digestão

A enzima papaína no mamão pode tornar a proteína mais fácil de digerir.

As pessoas nos trópicos consideram o papaia como um remédio para a constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).

Em um estudo, pessoas que tomaram uma fórmula à base de mamão por 40 dias tiveram melhora significativa na constipação e no inchaço.

As sementes, folhas e raízes também foram mostrados para tratar úlceras em animais e seres humanos.

7. Protege Contra Danos Da Pele

Além de manter seu corpo saudável, mamão também pode ajudar sua pele a parecer mais tonificada e jovem.

Acredita-se que a atividade excessiva dos radicais livres seja responsável por grande parte das rugas, flacidez e outros danos na pele que ocorrem com a idade.

A vitamina C e o licopeno no mamão protegem a pele e podem ajudar a reduzir esses sinais de envelhecimento.

Em um estudo, a suplementação com licopeno por 10-12 semanas diminuiu a vermelhidão da pele após a exposição ao sol, que é um sinal de lesão na pele.

Em outro, mulheres mais velhas que consumiram uma mistura de licopeno, vitamina C e outros antioxidantes por 14 semanas tiveram uma redução visível e mensurável na profundidade das rugas faciais.

8. Delicioso e Versátil

Mamão tem um sabor único que muitas pessoas adoram. No entanto, a maturação é fundamental.

Um mamão maduro ou excessivamente maduro pode ter um sabor muito diferente de um perfeitamente maduro.

Quando otimamente maduro, o mamão deve ser amarelo a vermelho alaranjado, embora algumas manchas verdes estejam bem. Como um abacate , sua pele deve render uma pressão suave.

Seu sabor é melhor quando frio, por isso é uma boa ideia mantê-lo refrigerado sempre que possível.

Depois de lavá-lo bem, você pode cortá-lo ao meio longitudinalmente, retirar as sementes e comê-lo com uma colher, como melão ou melão.

Como é incrivelmente versátil, também pode ser combinado com outros alimentos que complementam seu sabor.

Aqui estão algumas idéias de receitas fáceis usando um pequeno mamão:

  • Café da manhã: Corte ao meio e preencha cada metade com iogurte grego, em seguida, cubra com algumas amoras e nozes picadas.
  • Aperitivo: Corte em tiras e envolva uma fatia de presunto ou presunto em torno de cada tira.
  • Porção: Mamão, tomate, cebola e coentro, em seguida, adicione o suco de limão e misture bem.
  • Smoothie: Misture a fruta em cubos com leite de coco e gelo no liquidificador, misture até ficar homogêneo.
  • Salada: Pique o mamão e o abacate em cubos, adicione o frango cozido em cubos e vista com azeite e vinagre.
  • Sobremesa: Combine a fruta picada com 2 colheres de sopa (28 gramas) de sementes de chia , 1 xícara (240 ml) de leite de amêndoa e 1/4 colher de chá de baunilha. Misture bem e leve à geladeira antes de comer.

Lembrete

O mamão é rico em nutrientes valiosos e tem um sabor delicioso.

Seus poderosos antioxidantes como o licopeno podem reduzir o risco de muitas doenças – especialmente aquelas que tendem a aparecer com a idade, como doenças cardíacas e câncer.

Pode também defender-se contra os sinais visíveis do envelhecimento, ajudando a sua pele a permanecer suave e jovial.

Tente adicionar esta fruta saudável e deliciosa à sua dieta hoje.

 

 

Fonte: Healthline

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