5 maneiras de reduzir o estresse no fim de ano

5 maneiras de reduzir o estresse no fim de ano

5 maneiras de reduzir o estresse no fim de ano

Muitas pessoas estão ansiosas para as festa do final de ano e o início de um novo ano. Muitas vezes, é uma oportunidade para passar tempo de qualidade com a família, tirar alguns dias de folga do trabalho ou sair para uma escapada de inverno.

Enquanto a temporada de férias pode ser um momento divertido e alegre, também pode ser muito estressante. O esforço combinado de fazer compras, participar de eventos sociais e entreter os convidados pode rapidamente tornar-se demais para lidar. Uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia mostra que 8 em cada 10 pessoas preveem um aumento do estresse durante os feriados. Em alguns casos, o aumento do estresse e da ansiedade pode até levar à depressão. A Clínica Mayo relata que a depressão é muitas vezes um convidado indesejado durante as férias.

Embora as festa de fim de ano possa ser um momento difícil e estressante, existem várias maneiras de minimizar o estresse e a ansiedade, para que você possa desfrutar desta época festiva do ano.

5 maneiras de reduzir o estresse no fim de ano
5 maneiras de reduzir o estresse no fim de ano

Definir um orçamento de gastos

A temporada de fim de ano e os gastos andam de mãos dadas. Entre comprar presentes para seus filhos, cônjuge e parentes, você pode gastar centenas de dólares entre a sexta-feira negra e o dia de Natal. Uma pesquisa de 2015 da Galllup relatou que os compradores dos Estados Unidos planejavam gastar uma média de US $ 830 em presentes durante os feriados.

Embora gastar dinheiro durante o final de ano seja inevitável, você pode controlar quanto gasta. Parte do estresse que você sente durante as férias pode ter muito a ver com a pressão financeira. Para ajudar a evitar o estresse em relação ao dinheiro, planeje com antecedência, analise suas finanças e crie um orçamento realista para presentes. A compra de presentes não deve afetar sua capacidade de pagar suas faturas, nem deve resultar em dívidas caras de cartão de crédito.

Não deixe que os outros o pressionem a gastar mais do que você pode pagar. Usar um cartão de crédito é tentador, mas também pode complicar as coisas. Pode levar vários meses ou anos para diminuir o saldo. Decida um valor máximo e mantenha esse orçamento. Você pode até ter uma conversa com amigos e familiares e concordar em gastar apenas até um certo valor. Você também pode ser criativo e pensar em ideias de presentes que não envolvam dinheiro. Um amigo ou membro da família pode apreciar o presente do tempo melhor do que um item real. Por exemplo, talvez você possa se oferecer para atender o filho de um amigo por um fim de semana para que ele possa passar algum tempo sozinho com a parceira.

Tenha bastante exercício

Quando você está correndo durante a temporada de férias, o exercício pode ser a última coisa em sua mente. O que você pode não perceber, no entanto, é que ser ativo pode elevar seu humor e ajudá-lo a lidar com o estresse.

Exercício e outros tipos de atividade física estimulam a produção de endorfinas no cérebro. As endorfinas são substâncias químicas cerebrais que funcionam como um analgésico natural. Eles podem desencadear uma sensação positiva no corpo, aumentando o humor e reduzindo os sentimentos de ansiedade e estresse.

Compreensivelmente, você pode estar ocupado e ter pouco tempo para atividades físicas durante o fim de ano. No entanto, não leva muito tempo para manter um estado mental calmo. Apontar para pelo menos 30 minutos de atividade física, no mínimo, três vezes por semana. Encontre uma atividade que funcione para você e seu estilo de vida. Você pode querer considerar:

  • Caminhando
  • Corrida
  • Natação
  • Ciclismo
  • Praticando esportes
  • Aeróbica

Mantenha simples

As festas de fim de ano são particularmente estressante quando você tem muito em seu prato. Este pode ser o caso se você estiver convidando hóspedes de fora da cidade e realizando festas familiares. Você não precisa necessariamente cancelar seus planos, mas certifique-se de não ter expectativas irreais para si mesmo. Tudo não precisa ser perfeito e você não precisa fazer tudo sozinho. Envolva sua família e delegue. Por exemplo, em vez de assumir a responsabilidade de preparar uma refeição inteira sozinha, peça a todos que tragam um prato. Ou, se você acha que hospedar um evento em sua casa é demais, não se sinta obrigado a receber parentes e amigos. Conheça suas limitações e aprenda a dizer “não”.

Tome tempo para si mesmo

Reservar tempo para si mesmo é outra ótima maneira de lidar com o estresse durante as festas. Com tanta coisa acontecendo, você pode não ter um momento sozinho. No entanto, é importante reservar tempo para si mesmo, para que você possa respirar e limpar sua mente. Mesmo gastando apenas 15 minutos sozinho pode fazer um mundo de diferença. Fazer atividades de que você goste pode ajudá-lo a manter sua sanidade mental ao lidar com obrigações familiares, eventos sociais e compras de fim de ano. Você pode tentar dar um passeio, ouvir música relaxante ou fazer uma massagem para tirar sua mente da lista de afazeres.

Escolha suas batalhas

Estar perto de alguns membros da sua família por longos períodos pode ser estressante por si só. Vocês todos têm suas próprias personalidades. Por causa de suas diferenças, pode ser fácil se estranhar um com o outro. Lembre-se de que, se você deixar que cada comentário fique sob sua pele, ficará infeliz e estressado o tempo todo. Deixe de lado suas diferenças e concorde em discordar. Isto é mais fácil dizer do que fazer. Mas se você pode aprender como deixar ir e escolher suas batalhas, você terá menos ansiedade. Não deixe que as ações dos outros lhe roubem sua alegria.

Mesmo se você é uma pessoa calma, o final de ano ainda pode ser um momento difícil. Seu nível de estresse ainda pode disparar. Essas dicas práticas podem minimizar seu estresse e ansiedade e ajudá-lo a lidar com isso. No entanto, não tenha medo de falar com um médico ou profissional de saúde mental se estiver com dificuldades. Eles podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de enfrentamento para que você possa passar a temporada de férias com um sorriso no rosto

 

Fonte: Healthline

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