16 melhores alimentos para baixar a pressão alta

16 melhores alimentos para baixar a pressão alta

16 melhores alimentos para baixar a pressão alta

Principal causa de ataques cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral), a pressão alta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, afeta cerca de 30% da população brasileira.

Estima-se que metade das pessoas que sofrem de pressão alta sequer sabe que convive com a condição.

Mais comum entre idosos e gestantes, a hipertensão pode ser controlada com medicamentos, mas a alimentação desempenha papel fundamental no processo.

Confira uma lista de comidas e bebidas que ajudam a controlar e a baixar a pressão:

16 melhores alimentos para baixar a pressão alta
16 melhores alimentos para baixar a pressão alta

 

Alimentos para baixar a pressão alta

A banana é excelente aliada no combate à pressão alta porque é rica em potássio, que ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos. Além da fruta, o mineral pode ser encontrado em vegetais como abóbora, cenoura, couve-flor, lentilha e feijão preto.

A cranberry é outra fruta que, rica em polifenóis, reduz em 10% os riscos de ter um AVC e em 15% o de desenvolver doenças cardiovasculares, consequência do descontrole da pressão arterial.

Para reduzir e controlar a pressão alta vale ainda incluir no cardápio peixes que são fontes de ômega 3 e 6, como salmão, atum, sardinha e cavala.

Tempere seus pratos com alho, pois o alimento reduz os níveis e colesterol e, consequentemente, baixam a pressão arterial.

A clara do ovo também pode ajudar pessoas que sofrem de hipertensão porque, livre de colesterol, ela inibe enzimas que provocam o aumento da pressão.

Chás de ervas como melissa, camomila e hibisco têm ação calmante e diurética no organismo e também podem abaixar a pressão alta.

Fonte de antioxidantes, a uva contribui para baixar a pressão e é ideal para pessoas em fase de pré-hipertensão.

Excelente fonte de fibras, a aveia controla a liberação de glicose, contribuindo assim para a estabilidade da pressão arterial.

Além de promover bom funcionamento do intestino, o iogurte ainda ajuda para a redução dos riscos de hipertensão. O leite com baixo teor de gordura também é considerado uma fonte de cálcio poderosa para combater o problema.

Boa fonte de nitrato, a beterraba facilita o fluxo sanguíneo ao dilatar os vasos e, portanto, pode ser aliado de quem sofre de pressão alta.

Incluir na alimentação diária alguns dos alimentos listados acima pode ajudar a controlar e até mesmo a baixar a pressão alta, mas as alterações no cardápio não substituem um acompanhamento médico e o uso de medicamentos, essenciais para o controle da hipertensão.

 

 

Fonte: Vix

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